Música

Rock – O “Festival Aprecie – Especial Rock Brasil – Big Beer” reúne três bandas covers: Engenheiros do Uai (Engenheiros do Hawaii), às 16h; – Legião II (Legião Urbana – foto), às 18h; e Belos e Malditos (Capital Inicial), além do DJ Gleidson Teixeira

Quando: 2 de dezembro (12h às 20h)
Quanto: entrada é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível e apresentação do ingresso que está disponível no site do Sympla.
Onde: Big Shopping – estacionamento G2 (avenida João César de Oliveira, 1.275, Eldorado – Contagem)

Jazz – Uma das atrações mais esperadas do Festival Música Permanente, o Grupo Kol Adama irá apresentar o melhor do Klezmer Jazz: um estilo musical de origem judaica, com melodias rápidas e forte influência cigana. A formação terá Emiliano Garcia (Uruguai) no sax, Marcelo Rocha (Brasil) no violão, Alberto Ouziel (Israel) no contrabaixo e o multi-instrumentista Ricardo Passos (Portugal), na percussão.

Quando: 1º de dezembro (20h)
Quanto: couvert: de R$ 10,00 (preferencialmente em dinheiro)
Onde: Capo!- Restaurante e Esquina Musical (rua Pirapetinga, 322, Serra)

Teatro

Espetáculo – A montagem “Eclipse Solar”, com direção de Ricardo Alves Jr e dramaturgia de Germano Melo, propõe uma pesquisa cênica que parte de diferentes linguagens, transitando entre o teatro e o cinema, e explorando suas potencialidades. Por meio de uma narrativa fragmentada, entremeada por canções, imagens e performances, a peça evoca um tempo/espaço imaginário para abordar dúvidas e perplexidades sobre o futuro.

Quando: até 15 de dezembro (quinta-feira, às 21h, sexta-feira e sábado, às 19h e 21h; e domingo, às 19h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Teatro João das Neves – Cefart Andradas (avenida dos Andradas, 723, Centro)

Cinema

Moda – A Fundação Municipal de Cultura recebe, no Museu da Moda de Belo Horizonte, o Feed Dog, Festival Internacional de Documentários de Moda. No local, serão exibidos quatro documentários, todos eles seguidos de comentários de professores ou profissionais da área de moda. Os filmes trazidos pelo Festival Feed Dog integram o 6º Ciclo Cinema e Moda, com destaque para o longa “Fios de Alta Tensão” (foto), que estreia sua participação inédita na programação do Feed Dog no dia 29 de novembro, às 19 horas.

Quando: até 7 de dezembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)

Documentários – O Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte reúne produções e temáticas diversificadas para debater questões em torno da relação entre cinema brasileiro e afro-religiosidade, bem como colocar em debate a realização recente através de suas mostras contemporâneas Brasileira e Internacional. Destaque para as sessões especiais que contarão com filmes premiados nacional e internacionalmente: “Temporada”, dirigido por André Novais Oliveira, e “Chuva é cantoria na aldeia dos mortos”, dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora.

Quando: até 2 de dezembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) e. Fafich – UFMG (avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)

Artes plásticas

“E agora, Maria? – Uma reflexão sobre o corpo feminino enquanto espaço de resistência, insubmissão e transgressão. Este é o mote da artivista visual Zi Reis na exposição individual “E agora, Maria?”. As 17 obras apresentadas na mostra são de técnicas diversas compostas por pinturas, instalações, vídeos, fotografias, frames de vídeo e poesias. Elas ponderam sobre temas como violência doméstica, feminicídio e trabalhos de cuidado no lar e com a família.

Quando: 30 de novembro a 20 de dezembro (de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15;| sexta-feira, das 7h30 às 17h15; e sábado, das 8h às 13h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Aliança Francesa Belo Horizonte (rua Tomé de Souza, 1.418, Funcionários)

“Pintura Nua” – O artista plástico Fernando Pacheco inicia as comemorações de seus 50 anos de atividades com a exposição “Fernando Pacheco – Pintura Nua”, que reúne inédito conjunto de 40 obras, em formatos médios e grandes, que abrangem diversas facetas estéticas e conceituais do rico e criativo universo do artista.

Quando: até 25 de janeiro de 2019 (de segunda a sexta-feira, 10h às 18h; e sábado, 10h às 14h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: P.S. Galeria (rua Antônio de Albuquerque, 911, Funcionários)