Créditos: Paulo Lacerda/Fundação Clóvis Salgado

MÚSICA

Ópera-bufa – A série “Concertos no Parque” (foto) apresenta a ópera inédita O Elixir do Amor”, de Gaetano Donizetti. Com regência de Silvio Viegas, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais interpretam trechos da ópera-bufa. A apresentação também conta com a participação dos solistas Carla Cottini, Santiago Martínez, Homero Velho, Homero Pérez-Miranda e Fabíola Protzner, que integram o elenco da ópera.

Quando: 14 de abril (10h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida.Afonso Pena, Centro)

MPB – Zé Ramalho revisita alguns de seus maiores êxitos como “Avohai”, “Frevo Mulher”, “Admirável Gado Novo”, “Chão de Giz”.

Quando: 13 de abril (22h)
Quanto: R$ 100 a R$ 200
Onde: Km de Vantagens Hall BH (avenida. Nossa Senhora do Carmo, 230, São Pedro)

Ritmos latino-americanos – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com o regente convidado Rossini Parucci (contrabaixista da orquestra), apresenta ritmos latino-americanos na série “Concertos para a juventude”, incluindo Villa-Lobos e Piazzolla.

Quando: 14 de abril (11h)
Quanto: entrada gratuita (distribuição de 300 ingressos na bilheteria, a partir de 9 horas, no dia do concerto)
Onde: Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto)

ARTES PLÁSTICAS

Gravura – O universo místico e misterioso que reside na mente humana é o fio condutor da exposição “Devaneios: Imagens do Fantástico”, que reúne 32 gravuras de nomes importantes como Salvador Dalí, Marcelo Grassmann, Gilvan Samico, Octávio Araújo e Erik Desmazières. Com curadoria assinada por Lucia Palhano, Paulo Rocha e Thyer Machado, a mostra propõe um passeio entre realidade e invenção.

Quando: até 6 de julho (segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.)
Quanto: entrada franca
Onde: cAsA – Obras Sobre Papel (avenida Brasil, 75 – Santa. Efigênia)

Weiwei – A concorrida exposição “Ai Weiwei Raiz”, premiada pela APCA como a melhor mostra internacional de 2018, já está na última semana de exibição em Belo Horizonte. O artista plástico chinês se destaca no cenário internacional pelo interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas, como a crise mundial de imigração.

Quando: até 15 de abril (de quarta a segunda-feira)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Fernando Pessoa – 130 anos do poeta fingidor – Obras da artista Lélia Duarte. Estudiosa da ironia na literatura, Lélia aborda o poeta português Fernando Pessoa na sua pintura, usando para isso diferentes estilos na sua produção.

Quando: até 30 de abril
Quanto: entrada franca
Onde: Galeria de Arte do PIC Cidade (rua Cláudio Manoel, 1185, Funcionários)

CINEMA

L.A. Rebellion – Produção de cineastas afro-americanos da década de 1970 é tema da mostra L.A. Rebellion, com curtas e longas inéditos no Brasil que desafiaram os códigos de Hollywood, incluindo obras de cineastas como Julie Dash, Charles Burnett, Larry Clark e Haile Gerima, além de contar com diálogos inéditos com os race films e os indicados ao Oscar “Infiltrado na Klan” (2018), dirigido por Spike Lee, e “Corra!”(2017), entre outros.

Quando: até 18 de abril
Quanto: entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão)
Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (avenida. Afonso Pena, 1.537, Centro)