Alckmin e Ciro criticam declarações de Mourão

28 de setembro de 2018 às 0h01

São Paulo – Os candidatos à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin; e do PDT, Ciro Gomes, criticaram ontem declarações dadas pelo general da reserva do Exército, Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), contra o décimo terceiro salário, que ele chamou de “jabuticaba”.

Em palestra a empresários em Uruguaiana (RS) na quarta-feira, Mourão também disse que alguns itens da legislação trabalhista são “uma mochila nas costas” dos empresários.
Ontem, em evento de campanha em São Paulo, Alckmin atacou a fala do vice de Bolsonaro. “Não é possível achar que o trabalhador, que a trabalhadora, que sua a camisa, que trabalha, que, muitas vezes, é até explorado, não tenha direito nem a ter um décimo terceiro salário, isso não é razoável”, falou o tucano, após participar de uma feira com entidades religiosas na capital paulista.

CPMF – Mais tarde, em caminhada em Belo Horizonte, Alckmin voltou a criticar a fala de Mourão e lembrou da polêmica proposta atribuída ao coordenador econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, de criar um imposto nos moldes da CPMF e de instituir uma alíquota única de Imposto de Renda.

“Olha, é inadmissível isso, né? Cada bala disparada do revólver, da maldade do Bolsonaro, atinge a população. Uma hora é a classe média, aumentando o imposto e diminuindo para rico. Outra hora é a CPMF. Agora, querer tirar o direito das trabalhadoras e dos trabalhadores. Nós somos contra os dois. Nem o PT, nem o Bolsonaro, e vamos continuar com coerência até o fim”, disse.

A fala de Mourão também será explorada pela campanha de Alckmin na TV. Uma inserção lembra das propostas tributárias de Guedes, cita a declaração de Mourão sobre o 13º salário e menciona pesquisas de intenção de voto que indicam derrota de Bolsonaro para o petista Fernando Haddad no segundo turno, ao mesmo tempo que sinalizam que Alckmin venceria o candidato do PT.

“É por essas e outras que Bolsonaro tem a maior rejeição e perde para o PT”, afirma a inserção. “Para não ficar sem décimo terceiro e nem dar PT, vote Geraldo, 45.”

“O general Mourão é contra o décimo terceiro e o adicional de férias. Imagine que esse homem pode virar presidente da República, como acabou acontecendo com três vices na história do Brasil, entre eles Sarney e Temer. Se você ainda não tinha um motivo para não votar no Bolsonaro, agora tem”, disse Ciro em um vídeo distribuído das redes sociais e que deve ser usado como inserção na campanha eleitoral gratuita.

Em seguida, o vídeo mostra a fala de Mourão afirmando que o décimo terceiro salário é uma “jabuticaba” e que no Brasil as pessoas ganham mais de férias do que quando estão trabalhando – referindo-se ao adicional de férias. O vídeo de Ciro termina com a hashtag #EleNão, que os opositores ao capitão têm usado nas redes sociais.

Rumo mantido – Após o evento em São Paulo, Alckmin negou que vá mudar sua estratégia na reta final da campanha para chegar ao segundo turno e minimizou vaias e gritos de “Bolsonaro” que ouviu durante sua passagem pelo evento. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail