Ana Flávia Rodrigues destaca crescimento do ambiente de inovação na capital mineira - Eduardo Bandelli

A paulistana Alert System anuncia, para o dia 19 de novembro, a abertura do seu primeiro escritório fora de São Paulo. A unidade, que será um centro de inovação e também uma unidade de negócios, vai operar na região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a diretora operacional da Alert System, Ana Flávia Rodrigues, o espaço vai funcionar dentro da We Work, na Savassi.

Quatro profissionais vão atuar em Belo Horizonte nos primeiros meses. “A escolha da cidade se deve ao intenso ecossistema de inovação que Belo Horizonte tem e também por nos deixar mais próximos de alguns dos nossos clientes mais importantes, como as mineradoras, por exemplo. Quando ficamos sabendo da inauguração da We Work em Minas entendemos que seria o lugar ideal, já que além de um coworking, eles são verdadeiros fomentadores de inovação e primam por promover um ambiente de troca, de compartilhamento”, explica Ana Flávia Rodrigues.

Fundada em 1999, a empresa nasceu com o propósito de atender a demanda de desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de segurança para a indústria brasileira. O novo escritório pretende unir a Alert System às startups locais, principalmente, aquelas que atuam com Big Data e Internet das Coisas (IoT). Um dos maiores clientes da empresa atualmente é a ArcelorMittal – sediada na Capital – e a expectativa é estar mais próximo para identificar e atender as demandas da maior produtora de aço do mundo.

Leia também:

Edital destina R$ 15 mi para internet das coisas

“Temos muita identificação com Minas Gerais. O Estado forma talentos na área de tecnologia e o mercado não dá conta de absorver todo mundo. É um ambiente de inovação que está crescendo muito. Nesse sentido, São Paulo já está saturado. Queremos ampliar nosso portfólio através das startups. Hoje temos as demandas e credibilidade junto ao mercado, mas não temos braços pra desenvolver tudo. Então as startups entram com o desenvolvimento de soluções e nós oferecemos essa abertura junto aos clientes. No fim, todos trabalhamos para que as soluções cheguem ao mercado, melhorando o ambiente de negócios para todos”, avalia a diretora operacional da Alert System.

Para 2019, a meta da empresa é continuar crescendo impulsionada, inclusive, pela unidade de Belo Horizonte. Os últimos anos de recessão econômica e a insegurança política fizeram com que muitos investimentos fossem diminuídos ou suspensos. A meta de crescimento para 2018 foi cumprida em 50%.

“Queremos nos aproximar do ecossistema de Belo Horizonte para trocar informações, principalmente em IoT. Não temos formatos predeterminados, as parcerias vão surgir, existem muitas startups com sinergia com o que fazemos, inclusive com soluções para outras indústrias”, pontua a executiva.