Área de compras é estratégica no setor da construção civil

13 de fevereiro de 2019 às 0h01

img
Para Arildo Rodrigues, boa gestão de compras pode significar redução dos custos - Foto: Divulgação/IETEC

Ter um setor de compras bem estruturado é fator fundamental para as empresas que almejam melhorar seus resultados. A área, cada vez mais estratégica dentro das organizações, é responsável por estabelecer o que deve ser adquirido, comparar os fornecedores e definir a melhor proposta, realizar ordens de compra e fazer o pagamento do que foi adquirido.

“A área de compras é responsável por definir a melhor estratégia de compras (local ou internacional) e negociação comercial que levem à satisfação de todas as partes envolvidas. Nesse sentido, conhecer o mercado é ponto preponderante para o sucesso”, explica o professor em Administração de Compras e Suprimentos do Ietec, Arildo Rodrigues. O especialista esclarece ainda que o resultado de uma boa gestão de compras pode significar redução dos custos e nos prazos de entrega, aumento dos lucros, maior competitividade e até mesmo a sobrevivência da empresa no mercado.

Na construção civil, por depender de um contínuo suprimento de materiais, a importância da área de compras fica ainda mais perceptível. Lucas Alves Machado, comprador do Grupo EPO, destaca o papel estratégico do setor dentro da empresa: “A aquisição de cada produto ou serviço traz consigo peculiaridades externas (concorrência, disponibilidade no mercado, variações sazonais ou não de preços) e internas (volume de consumo, orçamento das obras, prazo de atendimento, importância para a operação).

Cabe ao setor de compras fazer a leitura correta de todas essas variáveis e, por fim, efetuar compras competitivas em preço, prazo de atendimento e qualidade”.

Outra empresa que aposta na área de compras para alcançar bons resultados é a MRV Engenharia. Lá, o setor é estruturado por uma equipe responsável pelos contratos nacionais e equipes regionais espalhadas nas principais cidades onde a organização está presente. “Contamos também com uma equipe que atua na elaboração de relatórios com indicadores que auxiliam as diversas equipes a perseguirem suas metas. E ainda um time responsável por garantir o pagamento em dia dos fornecedores dos 8 mil fornecedores da empresa”, explica o Gestor Executivo de Suprimentos da MRV, Luis Henrique Capanema Pedrosa.

Os bons resultados para as empresas de construção significam também bons retornos para os clientes, como a garantia de obras de qualidade e entregas antecipadas. “Os benefícios de uma boa gestão de compras são muitos, principalmente para garantir que a equipe de produção construa dentro do prazo, no custo e qualidade esperados. Em relação à qualidade, é fator primordial para que os clientes sintam que escolheram a melhor empresa e se surpreendam com a qualidade do imóvel que adquiriram. Isso fortalece a nossa imagem, o que retorna em mais vendas e crescimento”, explica o gestor da MRV. “Pelo lado do cliente, o impacto se mostra na agilidade de entrega do empreendimento e qualidade do produto ofertado, o que certamente irá desencadear indicações e novos negócios”, completa Lucas Alves.

Perfil do profissional – Para quem quer se destacar nesse ramo, o especialista Arildo Rodrigues lista algumas qualidades essenciais em um bom comprador:

Saber interpretar a relação entre o mercado – demandas e ofertas – e o posicionamento estratégico da empresa em que atua;

Reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos da empresa e se posicionar como um agente de mudanças;

Buscar fontes supridoras de conhecimento e, principalmente, discernir entre o fundamental, o necessário e o importante;

Compreender a importância da gestão de ativos como ferramenta de lucratividade;

Saber calcular o custo do ciclo de vida do produto e incluir esta tarefa em sua rotina;

Confrontar velhos paradigmas, implantando técnicas modernas de negociação e gestão de fornecedores.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail