Área de compras é estratégica no setor da construção civil
13 de fevereiro de 2019 às 0h01
Ter um setor de compras bem estruturado é fator fundamental para as empresas que almejam melhorar seus resultados. A área, cada vez mais estratégica dentro das organizações, é responsável por estabelecer o que deve ser adquirido, comparar os fornecedores e definir a melhor proposta, realizar ordens de compra e fazer o pagamento do que foi adquirido.
“A área de compras é responsável por definir a melhor estratégia de compras (local ou internacional) e negociação comercial que levem à satisfação de todas as partes envolvidas. Nesse sentido, conhecer o mercado é ponto preponderante para o sucesso”, explica o professor em Administração de Compras e Suprimentos do Ietec, Arildo Rodrigues. O especialista esclarece ainda que o resultado de uma boa gestão de compras pode significar redução dos custos e nos prazos de entrega, aumento dos lucros, maior competitividade e até mesmo a sobrevivência da empresa no mercado.
Na construção civil, por depender de um contínuo suprimento de materiais, a importância da área de compras fica ainda mais perceptível. Lucas Alves Machado, comprador do Grupo EPO, destaca o papel estratégico do setor dentro da empresa: “A aquisição de cada produto ou serviço traz consigo peculiaridades externas (concorrência, disponibilidade no mercado, variações sazonais ou não de preços) e internas (volume de consumo, orçamento das obras, prazo de atendimento, importância para a operação).
Cabe ao setor de compras fazer a leitura correta de todas essas variáveis e, por fim, efetuar compras competitivas em preço, prazo de atendimento e qualidade”.
Outra empresa que aposta na área de compras para alcançar bons resultados é a MRV Engenharia. Lá, o setor é estruturado por uma equipe responsável pelos contratos nacionais e equipes regionais espalhadas nas principais cidades onde a organização está presente. “Contamos também com uma equipe que atua na elaboração de relatórios com indicadores que auxiliam as diversas equipes a perseguirem suas metas. E ainda um time responsável por garantir o pagamento em dia dos fornecedores dos 8 mil fornecedores da empresa”, explica o Gestor Executivo de Suprimentos da MRV, Luis Henrique Capanema Pedrosa.
Os bons resultados para as empresas de construção significam também bons retornos para os clientes, como a garantia de obras de qualidade e entregas antecipadas. “Os benefícios de uma boa gestão de compras são muitos, principalmente para garantir que a equipe de produção construa dentro do prazo, no custo e qualidade esperados. Em relação à qualidade, é fator primordial para que os clientes sintam que escolheram a melhor empresa e se surpreendam com a qualidade do imóvel que adquiriram. Isso fortalece a nossa imagem, o que retorna em mais vendas e crescimento”, explica o gestor da MRV. “Pelo lado do cliente, o impacto se mostra na agilidade de entrega do empreendimento e qualidade do produto ofertado, o que certamente irá desencadear indicações e novos negócios”, completa Lucas Alves.
Perfil do profissional – Para quem quer se destacar nesse ramo, o especialista Arildo Rodrigues lista algumas qualidades essenciais em um bom comprador:
Saber interpretar a relação entre o mercado – demandas e ofertas – e o posicionamento estratégico da empresa em que atua;
Reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos da empresa e se posicionar como um agente de mudanças;
Buscar fontes supridoras de conhecimento e, principalmente, discernir entre o fundamental, o necessário e o importante;
Compreender a importância da gestão de ativos como ferramenta de lucratividade;
Saber calcular o custo do ciclo de vida do produto e incluir esta tarefa em sua rotina;
Confrontar velhos paradigmas, implantando técnicas modernas de negociação e gestão de fornecedores.