Os produtos da Aryzta integram o cardápio de gigantes como Burger King, Subway, Habib’s e Bob’s - Divulgação

A companhia suíça Aryzta, fabricante de produtos congelados de panificação, vai investir R$ 150 milhões em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. Os aportes serão destinados à construção de uma fábrica, que será a quinta da empresa no Brasil e a maior entre as localizadas nos 19 países em que está presente. A produção na nova unidade industrial terá como carro-chefe pães para hambúrguer.

De acordo com o prefeito do município, Rafael Simões, que assinou o protocolo de intenções juntamente com o presidente da empresa no Brasil, Claudio Gekker, a previsão é que as obras sejam iniciadas nas próximas semanas e a fábrica comece a operar em 2020.
“As negociações duraram aproximadamente seis meses. A empresa também estava prospectando áreas em outros estados como São Paulo e Paraná, mas devido às condições mais favoráveis, optaram por Minas Gerais”, revelou.

Na avaliação do prefeito, diferenciais como localização geográfica estratégica junto aos grandes centros consumidores, a logística e a infraestrutura oferecida pela cidade foram fundamentais na escolha por Pouso Alegre. Além disso, ele afirmou que o município ofereceu a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por cinco anos, renovável por outros cinco. “Esta já é uma prática tradicional do município visando à atração de investimentos para a região”, justificou.

A planta industrial deverá ser instalada no Distrito Industrial em um terreno de aproximadamente 35 mil metros quadrados, contando com área construída de 12,2 mil metros quadrados. A expectativa é de geração de 200 empregos diretos e cerca de mil indiretos.

Conforme Simões, além de incrementar a geração de empregos e renda, a nova fábrica do segmento de massas e produtos de panificação vai impulsionar também a cadeia produtiva de grãos e cereais, proporcionando reflexos positivos também no meio rural do Sul do Estado.

A Aryzta é uma companhia suíça especializada na fabricação de pães para varejo e food service. Está presente em 19 países e seus produtos integram o cardápio de gigantes da hamburgueria como Burger King, Subway, Habib’s e Bob’s. No portfólio da companhia estão os pães de hambúrguer utilizados nas principais redes de fast food, o pão australiano do restaurante Outback e as tortinhas vendidas pelo McDonald’s.