Em um strip mall é possível se deparar com fast food, academia, salão de beleza etc - Foto: Alisson J. Silva

São Paulo – Os strip malls são uma tendência que vem se espalhando cada vez mais pelo Brasil e se apresentando como uma alternativa facilitadora no dia a dia dos consumidores. Atualmente, não existem números oficiais que tragam o cenário nacional atual deste segmento, e foi pensando nessa carência de informações e na preocupação em difundir o conhecimento correto deste setor e defender os interesses de seus associados junto aos órgãos públicos, que nasce a Associação Brasileira de Strip Malls (Abmalls).

A entidade será presidida por Marcos Saad, empresário com vasta experiência e interesse pelo segmento varejista e desenvolvimento e gestão de centros comerciais através da empresa MEC Malls.

Segundo Saad, uma das vantagens dos strip malls é a estabilidade do retorno financeiro pela fidelização do público local. «Nada mais cômodo que encontrar, no caminho de casa, no próprio bairro ou próximo do local de trabalho, um centro comercial com diversas lojas e serviços que facilitam o dia a dia. Isso faz com que o público fique cativo e opte pelo strip mall. É o mesmo público do shopping center tradicional em outro momento de consumo.” Saad ainda completa: “os strip malls são centros comerciais de rua muito bem organizados”.

Mas há muito mais vantagens nos strip malls. Entre elas estão o custo operacional inferior ao de um shopping center convencional, mix de lojas (tendo como principais segmentos: conveniência, serviços e alimentação), lojas dentro de um modelo personalizado, estrutura com amplo estacionamento, segurança, controlador de tráfego, condomínio estabelecido, operações sinérgicas e ambiente agradável. Normalmente, esses centros de conveniência são instalados em bairros de grande adensamento, para atrair redes líderes em seus respectivos segmentos. O aluguel das lojas e o merchandising basicamente são os responsáveis pela rentabilização do negócio.

Os empreendedores e os diversos segmentos que passaram a focar neste produto estão entre os pontos que motivaram o surgimento desta associação. “Primeiro porque é um produto que se demonstrou muito sólido em um período de instabilidade econômica e segundo porque, principalmente nos grandes centros, o tempo tem cada vez mais tem se demonstrado um dos principais focos de atenção das pessoas. Ou seja, com pouco tempo, conforto e segurança o consumidor consegue adquirir, no mesmo local, vários produtos e serviços de primeira necessidade”, explica o presidente da Abmalls. A gestão da Abmalls será feita pela GS&Malls, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza com ampla visão do mercado de shopping e de varejo, com vasto conhecimento de mercado adquirido por meio de trabalhos desenvolvidos em todas as regiões do Brasil e em diversos países da América Latina.

Para Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da consultoria especializada, uma das missões da associação é dimensionar e estimular o crescimento deste mercado. “Não existe hoje nenhum número oficial a respeito da quantidade de strip malls espalhados pelo Brasil. A criação desta associação certamente irá colaborar, também, com a economia que envolve este setor”, explica Marinho. No total, são sete fundadores especialistas neste segmento e que serão responsáveis pelo bom funcionamento da Abmalls.

O conceito de strip malls pode ser definido como centros de compras organizados, representando uma ótima alternativa de investimento, especialmente em termos de comércio local. Normalmente, os strip malls contêm um único piso, formados por uma faixa de lojas com visibilidade e acessos facilitados, e um amplo estacionamento em seu entorno. São modelos de negócio muito bem difundidos nos Estados Unidos e que já surgem em diversas cidades brasileiras, reunindo lojas de diversos segmentos prioritariamente de conveniência, serviços e alimentação. Com isso, em um strip mall é possível se deparar com fast food, academia, salão de beleza, pet shop, drogarias, cafeteria, clínicas, e até um pequeno supermercado, dentre outros, o que oferece aos moradores de um bairro um centro de compras completo e diversificado, tudo em um só lugar.