Os 29 mil metros quadrados de área total foram determinantes para traçar o perfil do empreendimento - Foto: Divulgação

Ocupando a 16ª posição entre as redes supermercadistas do País, segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o grupo mineiro Bahamas planeja ampliar sua área de atuação. Com investimento de R$ 100 milhões a serem aplicados até 2020, a rede vai implantar, em Barbacena, no Campo das Vertentes, o Bahamas Shopping. O empreendimento inclui o supermercado – já inaugurado –, 62 lojas, estacionamento e duas torres: uma com salas comerciais e outra a ser ocupada por um hotel.

Segundo o gerente de marketing do Grupo Bahamas, Nelson Júnior, o objetivo é que a administração do hotel seja terceirizada, já que o grupo não tem expertise nesse ramo. “A princípio, a ideia é entregar o hotel para um operador do setor, pois não temos expertise. Isso deve ser negociado nesses dois anos de obras”, disse.

Todo o empreendimento está previsto para ser executado em quatro fases e deve gerar de 500 a 600 postos de trabalho. A primeira delas, já executada, inclui o supermercado Bahamas Mix, que funcionará como âncora e tem estacionamento com cerca de 200 vagas. A segunda etapa deve ser finalizada até dezembro, com a inauguração de 24 lojas.

Em seguida, na terceira fase, que deve ser concluída em 2019, serão construídas mais 38 lojas, com ampliação do estacionamento para 360 vagas. Por último, na quarta fase, está prevista a construção das duas torres, o que pode ocorrer até o final de 2020. O número de andares ainda não foi definido.

O diretor de marketing explica que o Bahamas já trabalha com o modelo de supermercado e conjunto de lojas em Cataguases e Juiz de Fora, ambas localizadas na Zona da Mata. Mas o empreendimento com o porte do de Barbacena é inédito, assim como o avanço dos negócios para o setor hoteleiro.

Perguntado se a rede vai expandir esse modelo a outros municípios, Nelson Júnior respondeu que o novo empreendimento é um indicativo de que as iniciativas em Cataguases e Juiz de Fora são de sucesso. Por outro lado, o resultado de Barbacena será determinante para essa sequência.

Ele explica que a escolha de Barbacena para sediar a estrutura ocorreu devido às características do terreno adquirido pelo grupo na cidade: a área tem 29 mil metros quadrados e está localizada na avenida Marechal Floriano Peixoto, bairro Pontilhão.

O projeto prevê a criação de um boulevard e calçadão, permitindo que as pessoas atravessem de uma rua a outra passando pelo centro de compras. “O Bahamas Shopping Barbacena chega para fortalecer um dos pontos comerciais mais valorizados da cidade, criando um boulevard e melhorando a mobilidade urbana da região com um calçadão que ligará a avenida Marechal Floriano Peixoto com Padre Toledo”, explica a empresa.

De acordo com o grupo, com esse novo conceito, o consumidor ganha tempo, mobilidade e segurança. A expectativa é atrair clientes de Barbacena e outras cidades da região.

Rede – O Grupo Bahamas tem sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e, em 2017, registrou faturamento de R$ 2,19 bilhões, segundo a Abras. A rede conta com 47 lojas, sendo que a mais recente inauguração ocorreu em Patrocínio, Alto Paranaíba, nesta semana. A próxima inauguração está prevista para ocorrer em Uberaba, no Triângulo Mineiro, neste ano. Do total de lojas, 37 estão na Zona da Mata.