Só no primeiro trimestre deste ano, foram abertas 489 mil novas contas, de acordo com levantamento divulgado pelo banco CREDITO: CHARLES SILVA DUARTE/Arquivo DC

A experiência com os serviços prestados por plataforma digital gratuita e a propaganda espontânea – o famoso boca a boca – vêm empurrando para cima os números do Banco Inter, que chegou ao final do primeiro trimestre de 2019 com cerca de 2 milhões de correntistas.

O total, conforme a prévia operacional do banco, é 3,6 vezes maior em relação ao primeiro trimestre de 2018, quando era de 535,6 mil. Em setembro do ano passado, o Banco Inter anunciou ter atingido a marca de 1 milhão de correntistas, ou seja, o número de correntistas dobrou no prazo de aproximadamente seis meses. As transações de crédito e operações com cartões também apresentaram crescimento.

“A gente entende que o crescimento da nossa base vem muito do modelo de operação do banco, de oferecer plataforma completa, gratuita e digital, possibilitando uma boa experiência para o usuário. Então, é um serviço que as pessoas gostam de recomendar, e o banco cresce mais”, disse a superintendente de Relacionamento com Investidores e Planejamento Financeiro do Banco Inter, Helena Lopes Caldeira.

Ela ressaltou que o Net Promoter Score (NPS), que avalia a satisfação dos clientes, do Inter foi de 71 pontos em março. “Isso significa que já há uma grande quantidade de clientes propensos a indicar o banco”, explicou.

De acordo com o levantamento, só no primeiro trimestre deste ano, foram abertas 489 mil novas contas. Em março, a média de contas abertas por dia útil foi de 8,5 mil. O número de acessos no aplicativo da fintech, no primeiro trimestre de 2019, foi de 55,8 milhões. O total de contas inclui pessoa jurídica, mas a maioria é de pessoa física. O banco atrai principalmente o público jovem, mais propenso a iniciar seu relacionamento bancário no meio digital. Cerca de 50% dos correntistas têm menos de 30 anos.

A prévia operacional também aponta o crescimento da carteira de investidores, de 115 mil (primeiro trimestre 2018) para 176 mil (primeiro trimestre 2019). O Banco Inter foi o primeiro banco digital a abrir capital no País, o que ocorreu em abril de 2018.

Nos três primeiros meses deste ano, o volume transacionado em cartões atingiu R$ 1,3 bilhão, aumento de 3,9 vezes em relação a igual período de 2018. As solicitações de portabilidade de salário no primeiro trimestre de 2019 chegaram a 41,8 mil, o que corresponde a 11,4% dos pedidos feitos em todo o País.

Crédito – Outro destaque da prévia operacional foi o avanço do crédito, que é uma das principais fontes de receita para o Inter. Segundo Helena Caldeira, o banco vem conseguindo menores taxas de captação e repassa tal vantagem aos clientes. Ela informou que as taxas estão baixando, mas não detalhou o número.

A originação de crédito chegou a R$ 761 milhões neste primeiro trimestre, alta de 46% ante o primeiro trimestre de 2018 (R$ 520,9 milhões). Nessa mesma base comparativa, o crédito consignado atingiu R$ 152 milhões, alta de 49%, com todas as operações sendo digitais. O crédito para empresas cresceu 43,6%, com produção de R$ 361 milhões no primeiro trimestre deste ano. Com alta de 48,1%, o crédito imobiliário atingiu produção de R$ 247 milhões.

O banco, com sede em Belo Horizonte, não tem agências. Todas as operações são feitas remotamente via internet ou telefone. Os saques podem ser feitos em máquinas de banco 24 horas. Não há cobrança por conta corrente, cartão de crédito, entre outros serviços.

Entre os mais recentes serviços agregados pelo banco está a Plataforma Aberta Inter (PAI), que atingiu 176 mil clientes ativos. Lançada em dezembro de 2018, a PAI disponibiliza aos interessados em investir diversos serviços, entre eles o home broker gratuito, que permite negociação dos correntistas de ativos como ações, tesouro direto e fundos imobiliários.

“A oferta de produtos financeiros já está bem completa, mas estamos atuando também com produtos não financeiros”, disse Helena Caldeira. Entre os produtos não financeiros estão o Rotativo Digital e Gift Cards.