Bar em Bar foca em planta alimentícia

14 de novembro de 2018 às 0h01

A edição 2018 do Festival Bar em Bar, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), acontece até o dia 7 de dezembro em 35 bares de Belo Horizonte e mais sete cidades do interior do Estado: Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Divinópolis, na região Centro-Oeste; Ibitipoca, Juiz de Fora e Viçosa, na Zona da Mata; São João del-Rei, no Campo das Vertentes; e Uberlândia, no Triângulo.

Nessa 12ª edição, o Bar em Bar tem como base as “Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc)”. De acordo com o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues, a escolha pioneira das Panc atende duas grandes tendências de mercado: a revalorização da cozinha tradicional e a busca por uma alimentação mais saudável.

“Ano passado resolvemos dar mais que um tema para o festival, decidimos dar uma base. Em 2017, foram os queijos mineiros e, esse ano, as Panc. Estamos trazendo para os tira-gostos plantas alimentícias que não estão no cotidiano das pessoas, que não são encontradas nos sacolões, mas que fazem parte de uma tradição culinária. Além de sabores diferentes, elas têm um custo interessante porque vêm, quase sempre, da agricultura familiar”, explica Rodrigues.

O festival deve ajudar os bares participantes a incrementarem a frequência entre 20% e 25% e a repetir o resultado em faturamento. Para aprender a lidar os novos insumos, os cozinheiros tiveram uma aula com o chef especialista em Panc, Michel Abras. Ele prestou consultoria para a Abrasel-MG e, junto aos donos dos bares, selecionou todas as plantas que fazem parte do evento, além de ensinar aos empresários as peculiaridades destes alimentos.

Entre as plantas selecionadas estão: taioba, Maria Gondó, capuchinha, ora-pro-nóbis e umbigo de banana. Todas serão inseridas no cardápio durante os 30 dias do concurso a um preço máximo de R$ 36,90.

“O objetivo do festival, além da promoção dos bares, é criar integração. Eles são concorrentes, mas podem trabalhar de maneira integrada, fortalecendo o setor. Um apresentando o cardápio, indicando o outro”, afirma o presidente da Abrasel-MG.

Apuração – O público poderá eleger o melhor petisco Bar em Bar Panc dando notas de 1 a 10. Isso será feito no próprio bar em cédulas que serão depositadas em uma urna. A apuração no fim do festival vai revelar os três vencedores.

A trilha sonora oficial do Bar em Bar é o chorinho. Cada bar participante receberá uma apresentação do gênero musical, que acontecerá nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro e também em 4 e 5 de dezembro. As apresentações, feitas por grupos de destaque na cidade, serão comandadas pelos instrumentistas Marcos Frederico – que também assina a curadoria do Circuito -, Aloízio Horta, grupo de choro do Salomão, além do cavaquinista Warley Henrique.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail