BDMG negocia linha de 100 milhões de euros com o BEI

3 de julho de 2019 às 0h15

img
CREDITO: CHARLES SILVA DUARTE

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) vem atuando para buscar alternativas de captação de recursos no mercado internacional. Ontem, a instituição mineira confirmou que está negociando com o Banco Europeu de Investimento (BEI) uma linha de crédito da ordem de 100 milhões de euros destinada a projetos relacionados à economia sustentável.

Além disso, o presidente do BDMG, Sérgio Gusmão Suchodolski, está na China para prospectar novas linhas de financiamento para Minas junto a organismos internacionais.

De acordo com informações do BDMG, as negociações com o BEI estão bastante avançadas, com a finalização prevista para ser concretizada dentro de alguns meses. O principal foco para linhas de crédito é energia renovável e sustentabilidade. Já as conversas com os chineses ainda estão em andamento.

Sérgio Gusmão Suchodolski, que já ocupou o cargo de diretor-geral do Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank) de Xangai, na China, viajou, na última sexta-feira (28), para o país asiático, onde participa, nesta semana, do Fórum de Davos de Verão, na cidade de Dalian.

Entre outros encontros, estão previstas reuniões com lideranças do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Banco de Desenvolvimento da China e do Banco Industrial e Comercial da China. O Fórum Davos de Verão foi estabelecido em 2007 pelo Fórum Econômico Mundial e ocorre anualmente na China.

Segundo informações do BDMG, há um esforço da instituição de ampliar as oportunidades de captação de recursos, com novas fontes de financiamento.

Além disso, há um movimento para diversificação da carteira de financiamentos, mas com manutenção de atendimento a setores tradicionais, como agronegócio e pequenas e médias empresas. Entre os setores emergentes da economia que podem ter atenção do BDMG estão economia sustentável e inovação.

Este ano, o total de desembolsos do BDMG chegou a R$ 442,6 milhões, no período de janeiro a maio, o que representa alta de 14% em relação ao mesmo período de 2018. O banco atua em 87% dos municípios mineiros.

Ferrovias – Deputados da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), querem que parte dos recursos que estão sendo prospectados pelo BDMG sejam direcionados a projetos ligados a ferrovias. Ontem, a comissão realizou reunião para discutir, entre outros temas, possíveis linhas de crédito para o modal ferroviário mineiro.

“O BDMG foi à Ásia e está captando recursos. Queremos que as ferrovias estejam nesse cardápio de investimentos”, disse o presidente da comissão, o deputado João Leite (PSDB).

Presente à reunião, o gerente de negócios do BDMG, Ronaldo Amaral Santana, informou que é possível que parte dos recursos seja direcionada a projetos de infraestrutura, entre eles o modal ferroviário.

Segundo o deputado João Leite, também foi requisitado ao BDMG que seja feito um levantamento sobre quais linhas de crédito podem ser utilizadas por empreendedores que atuam no setor ferroviário, inclusive no segmento de turismo.

Uma das demandas é por investimento em terminais de embarque e desembarque de carga, pois há um gargalo de escoamento da produção em Minas, especialmente de produtos agrícolas em regiões como Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste. Entre os projetos estão o modal ligando Pirapora a Unaí e o Anel Ferroviário de Belo Horizonte, que também seria ligado ao Aeroporto Internacional, em Confins.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail