Busca por informações sobre cafeterias está em alta em MG

16 de janeiro de 2019 às 0h05

img
Segmento de cafeterias lidera o ranking do Sebrae Minas pelo segundo ano consecutivo - CREDITO:ALISSON J. SILVA

Cafeteria, restaurante, confeitaria, pet shop, lojas de roupas, supermercados, construtora e fábricas de pão de queijo, alimentos congelados e produtos de limpeza, foram os ramos de negócios que os empreendedores mineiros mais buscaram informações em 2018. O levantamento foi feito a partir dos acessos às cartilhas e manuais do Sebrae sobre informações de abertura de empresas em diferentes segmentos.

O estudo mostra ainda que houve aumento de 20% no número de download das publicações de um ano para o outro. Foram 24 mil acessos em 2018, contra 20 mil acessos no ano anterior. “A cada ano notamos que os empreendedores estão se preocupando mais em conhecer sobre a atividade e pesquisar o mercado antes de abrir uma empresa”, justifica a analista do Sebrae Minas, Joseana Tavares.

Em 2018, cafeteria continuou sendo a atividade que os empreendedores mais buscaram informações, assim como em 2017. Além disso, aumentou o interesse sobre os ramos de confeitaria e supermercado/mercearia. Outras atividades que não estavam entre as mais procuradas em 2017, mas que se destacaram no ano passado foram: fábrica de pão de queijo, construtora e fábrica de produtos de limpeza.

No site do Sebrae Minas (www.sebrae.com.br/minasgerais) estão disponíveis para download gratuito, cartilhas e manuais sobre diversas atividades de negócio. Uma delas é a coletânea Ponto de Partida, formada por mais de 250 cartilhas. O conteúdo inclui informações sobre legislação, funcionamento da empresa, equipamentos, instituições ligadas à atividade escolhida, sugestão para leitura e vídeos. Além disso, estão disponíveis para baixar manuais Como Montar (Como montar um comércio, Como montar uma empresa de serviço e Como montar uma indústria).

“Nas publicações, os interessados poderão encontrar informações setoriais, aspectos legais para formalização, dicas sobre o perfil do empreendedor e como identificar as oportunidades”, explica a analista do Sebrae Minas.

Cursos – O Sebrae Minas oferece cursos, oficinas e consultorias entre os dias 28 e 31 de janeiro, em Belo Horizonte. Os empreendedores que desejam abrir ou melhorar a gestão do negócio poderão participar das atividades na sede da instituição em Belo Horizonte.

Nas oficinas Como Elaborar Plano de Negócios (30 a 31/1), Preços de Vendas (31/1) e Controles Financeiros (30/1), os empreendedores poderão saber mais sobre como decisões impulsivas podem comprometer a saúde de uma empresa, ferramentas que podem ser usadas na consolidação da ideia de forma efetiva, criativa e inovadora, dicas para administrar do dia a dia da empresa, e os critérios necessários fixar e definir o preço de venda de produtos.

Haverá também o curso Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, de 28 a 31 de janeiro, em que serão apresentadas as principais competências que transformam pessoas comuns em líderes de sucesso, papéis gerenciais da liderança, a forma de atuação do líder e como esta afeta a produtividade das equipes, dentro outros assuntos relacionados.

Para quem prefere um atendimento personalizado, o Sebrae Minas oferece as consultorias presenciais em marketing, recursos humanos, legislação tributária e finanças. Nas consultorias, o consultor fará um diagnóstico do negócio, identificando necessidades e sugerindo ações de melhoria na gestão. (ASN)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail