Caminhões 100% elétricos para coleta

24 de agosto de 2018 às 0h05

img
Os caminhões 100% elétricos BYD, do modelo eT8A, foram desenvolvidos para a aplicação de coleta e transporte de resíduos

Já estão, no Brasil, os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos, de um total de 200 unidades encomendadas pela Corpus Saneamento e Obras, para serem utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos.

Os veículos foram embarcados no início de junho, na cidade de Changsha, na China, e fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programa para este ano.

Os caminhões 100% elétricos BYD, do modelo eT8A, adquiridos pela Corpus, foram desenvolvidos para a aplicação de coleta e transporte de resíduos. Não emitem gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera, possuem manutenção simplificada e são bem mais silenciosos do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.

Os veículos utilizam como fonte de energia uma bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de Fosfato de Ferro Lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos).

Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).

“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro-hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss. Esse sistema substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explicou Charles Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus.

Essa inovação também dá maior eficiência às operações de coleta e compactação de resíduos e contribui para o conforto dos profissionais, por substituir o esforço natural para a movimentação das alavancas por uma simples pressão no botão de acionamento, com redução do nível de ruídos e vibrações do sistema e do consumo de energia elétrica.

Energia – Os caminhões BYD contam, também, com modernos sistemas one pedal drive e KERS, de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios. Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, o sistema permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador.

Nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor provocado nas desacelerações contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo. De acordo com a Corpus o uso do one pedal drive pode ser feito em 90% do percurso.

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população. Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, disse Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil.

“Com a emissão zero, deixamos de emitir aproximadamente 14 toneladas de CO2/mês/veículo (Combustão de 1 l de diesel produz aproximadamente 4 kg de CO2, o consumo de um caminhão é de aproximadamente 10 l/h, o mesmo trabalha aproximadamente 360 h/mês), que é o maior responsável pelo efeito estufa. Passamos a gerar maior conforto aos colaboradores e à comunidade, pela melhor dirigibilidade, segurança e baixo nível de ruídos (menor estresse).O desempenho é bem superior em todas as condições de operação, chegando a ser sete vezes mais eficiente”, enfatizou Fioravante.

Vantagens e diferenciais do caminhão BYD eT8A:

– Emissão zero: Bateria de Fosfato de Ferro Lítio não contém metais pesados e o eletrólito é atóxico, com nenhuma emissão de poluentes da produção ao uso final;
– Eficiência energética incomparável (significativa economia em custo de combustível);
– Menor Custo Total de Propriedade (TCO): custo de manutenção reduzido por conter menos partes móveis;
– Transmissão automatizada de quatro marchas: reduz a fadiga e o stress do condutor devido à ausência do pedal de embreagem e alavanca de câmbio;
– Segurança: com a transmissão automatizada, o motorista pode manter as duas mãos ao volante e atenção total na operação do veículo;
– O caminhão de coleta de resíduos mais silencioso do mercado;
– Maior disponibilidade do caminhão;
– Frenagem regenerativa

A Corpus Saneamento e Obras foi fundada em 1987. No início, a empresa atendia apenas ao segmento de limpeza urbana e, com o decorrer dos anos, investiu também na ampliação do seu campo de atuação.

Hoje, a empresa é especialista em coleta, transporte e destinação final de resíduos (de origem domiciliar a perigoso), gerenciamento total de resíduos, implantação e gerenciamento de aterros sanitários, limpeza de prédios públicos e privados, compostagem e produção de fertilizante orgânico, manutenção de áreas verdes, entre outros.

A Corpus conta com mais de 9 mil colaboradores e sua sede está localizada em Indaiatuba (SP). Além de diversas cidades do interior de São Paulo (como Campinas, Salto e Tietê), a empresa presta serviços em várias regiões do País, como no estado do Espírito Santo, onde atua na cidade de Vitória.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail