Carioca Unisuam chega a Minas Gerais

18 de dezembro de 2018 às 0h04

img
Reis: escolha está ligada ao perfil econômico da região - Divulgação

A Unisuam, com sede no Rio de Janeiro, inaugura no primeiro semestre de 2019, no bairro Santa Cruz, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um novo polo para alunos de cursos a distância (EAD) de graduação. A escola oferece 15 cursos on-line autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Negócios, Tecnologia, Meio Ambiente, Educação e Serviço Social. As inscrições já estão abertas e a expectativa é de que o semestre comece com 150 alunos matriculados.


De acordo com o coordenador dos polos EAD da Unisuam, Luís Felipe Reis, a escolha de Contagem está ligada não apenas ao porte da própria cidade – com 659 mil habitantes, estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2018 -, mas também ao perfil econômico de toda a região.

“Estudos apontaram toda a região metropolitana como uma área em pleno desenvolvimento, industrializada e que abriga um grande número de empresas de base tecnológica. Tudo isso faz com que a demanda por mão de obra qualificada seja alta. Além disso, um polo de educação à distância atrai estudantes de um raio de até 100 quilômetros, assim alcançamos muitas cidades importantes do Estado, inclusive a Capital”, explica Reis.

Entre os cursos de graduação disponíveis estão: Administração, Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Serviço Social, Gestão Ambiental e Pedagogia.

O polo vai abrir 15 vagas para tutores e mais pessoal administrativo. O investimento, que não teve valores divulgados, é bancado por um parceiro local, enquanto a Unisuam entra com a parte pedagógica. “É um investimento pequeno porque naquele espaço já funcionou uma escola do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), então não precisou de uma grande adaptação”, pontua o coordenador dos polos EAD da Unisuam.

Outras cidades mineiras já estão nos planos da Unisuam para receberem um polo de EAD. A próxima, provavelmente, será Uberlândia, no Triângulo, onde as negociações já estão adiantadas. Outras conversas já foram iniciadas também na Zona da Mata e no Sul de Minas.

“Minas Gerais é um território estratégico para nós pelo seu tamanho, força econômica e também por ser um polo educacional tradicional. Cada polo de EAD, assim como as escolas em geral, trazem uma movimentação econômica importante para as cidades, pela cadeia produtiva envolvida que vai dos serviços de cópia até a alimentação e transporte. O mais importante, porém, é a mobilidade social que a educação oportuniza. Em uma cidade em que as pessoas estudam a renda aumenta, os empregos melhoram e se cria um ciclo virtuoso”, completa.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail