O Chevrolet Camaro 2019 chegará ao mercado brasileiro com algumas mudanças no design, transmissão automática sequencial de 10 marchas, além dos inéditos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.


Outras importantes inovações que estreiam com o modelo são a terceira geração do sistema multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera.
“O Camaro continua evoluindo sem perder sua essência de performance, design, tecnologia e valor que permeia todo portfolio Chevrolet”, destacou Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.


O novo Camaro SS chega às concessionárias no 1º trimestre do próximo ano com o motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. São duas as opções de carroceria: coupè (com teto solar) e conversível.


Já o leque diferenciado de cores inclui o azul, o laranja e o amarelo, além do branco, preto e vermelho.


Desde sua chegada ao País, o Camaro teve mais de 6 mil unidades vendidas, informou a montadora. O modelo é produzido nos Estados Unidos e está em sua 6ª geração.

Design – O Camaro 2019 caracteriza-se pelo design mais imponente e esportivo. Na dianteira, essa percepção dá-se pelos novos faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados.


Na parte traseira, as lanternas, mostram a evolução do conceito dual-element da Chevrolet e harmonizam com o para-choque de linhas mais musculosas.


Na lateral, o diferencial fica por conta das rodas de 20 polegadas. Enquanto no coupè elas trazem pintura acetinada, no conversível elas são pretas de alto brilho.


O design das rodas também é diferente, o que contribui para diferenciar a identidade de cada versão.

Câmbio de 10 marchas – Outro avanço está na nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito.
Mais tecnológica e eficiente, ela otimiza os escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas.


Outra vantagem são as trocas mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível.


Com a nova transmissão, o Camaro 2019 ganhou a função de controle de largada, conhecido também como launch control, própria para autódromos.
O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais, segundo a GM.


Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado através da alteração da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas.


“Com a função devidamente selecionada no painel, é preciso usar os dois pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para o carro partir como uma flecha”, descreveu Fabíola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM.


O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes que otimizam a estrutura e a rigidez; distribuição igualitária de peso entre os eixos; carroceria com elevado índice de materiais de alta resistência e freios de competição, com quatro pistões, da marca Brembo.


Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.


Já os pneus são mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (dinteiros) e 275/35 ZR20 (traseiros). Por serem do tipo run flat, podem rodar emergencialmente mesmo estando furados.

Motor – O motor V8 de 461 cv do Camaro traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. 
O Camaro, de acordo com a montadora, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o coupè.


Além do modo específico para circuito, que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor, o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, ideal para um passeio com o muscle car.


Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionados por segurança, como o volante centralizado.

Multimídia – Estreia com o novo Camaro a terceira geração do sistema multimídia da Chevrolet, chamado de MyLink, que oferece uma experiência mais centrada nas necessidades do usuário.


O equipamento adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi.


Pelo multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo, agora, 8 opções degradês.
Vale ressaltar, ainda, a adoção do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras. Item muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo.


O Camaro traz, ainda, painel customizável, Heads-up Display, alto-falantes da marca Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado de duas zonas, além de partida remota da ignição.


No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h.


O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.