Chineses investem em utilitários esportivos

22 de fevereiro de 2019 às 0h05

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Foto: Chris Castanho/Divulgação

José Oswaldo Costa*

No ano passado, os veículos utilitários esportivos (SUV) responderam por 24,4% dos emplacamentos no Brasil. Foram mais de 500 mil unidades comercializadas.

Dentre os dez veículos mais vendidos no País em 2018, o Jeep Compass ocupou a 9ª posição, com 59.949 unidades. Se considerarmos os vinte mais vendidos, seis eram SUVs.

Diante desse fenômeno, que é global, as montadoras se mexem para ter o seu utilitário nos mercados em que atuam. O segmento é tão importante que a Ford, por exemplo, anunciou nessa semana o fechamento da planta que fabrica o hatch compacto Fiesta,

Anteriormente, já havia anunciado o fim da produção, na Argentina, do hatch médio Focus. Tudo isso porque, segundo a montadora, ela concentrará suas forças (e investimentos), no mercado da América Latina, nas picapes e nos utilitários esportivos.

Nessa semana, a Volkswagen anunciou os preços do SUV compacto T-Cross, que chega ao nosso mercado com bastante atraso na comparação com as montadoras concorrentes. Mas, mesmo com essa demora, a VW percebeu que era inevitável ter um modelo para concorrer nesse segmento.

Chineses – Houve o lançamento, também, de dois utilitários chineses: JAC T80 e Chery Tiggo 7. Ambos, além de terem que enfrentar uma concorrência já bem estabelecida no Brasil (Jeep, Honda, Ford, GM, Hyundai, Renault, entre outras), terão que convencer os compradores brasileiros quanto às suas qualidades.

Isso porque o veículo chinês, hoje, é visto com bastante desconfiança no nosso mercado. Agora, é certo que, de lançamento em lançamento, a qualidade desses produtos vem melhorando gradativamente. E os chineses têm procurado aprender – até mesmo adquirindo marcas de renome – com algumas referências da indústria automotiva mundial.

E o salto de qualidade obtido, desde que chegaram ao Brasil, foi realmente grande. Além disso, nunca é demais lembrar o preconceito e desconfiança que os modelos japoneses enfrentaram quando chegaram ao País, após a liberação da importação de veículos no início dos anos 90.

Honda e Toyota passaram por isso. Hoje, a primeira tem um SUV (HR-V) brigando pela liderança do segmento, além de outros modelos muito bem estabelecidos no nosso mercado. A segunda, conta com o sedan médio (Corolla) mais vendido do Brasil há anos, com o dobro de emplacamentos de todos os seus concorrentes somados.

Dessa forma, é hora de conhecermos melhor algumas características desses dois lançamentos chineses, aos quais nos referimos anteriormente, que chegam ao mercado prometendo, principalmente, um bom custo-benefício.

JAC T80 – Com o preço sugerido de R$ 139,99 mil, o SUV de 7 lugares da JAC é equipado com motor 2.0 turbo, à gasolina, capaz de render 210 cv e 30,6 kgfm de torque. O câmbio, de seis marchas, é automatizado de dupla embreagem.

De acordo com a JAC, esse conjunto leva o T80 a atingir a velocidade máxima de 217 km/h. Para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h, o SUV precisa de 9,2 segundos.

A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo MacPherson na frente e Multilink na traseira. A altura em relação ao solo é de 22 cm.

As medidas do T80 são as seguintes: 4,79 metros de comprimento; 2,75 metros de entre-eixos; 1,90 metro de largura e 1,76 metro de altura. A capacidade do porta-malas é de 620 litros com a terceira fileira de bancos rebatida. Com a segunda e terceira fileiras rebatidas, passa para 1.550 litros.

Dentre os itens de série, destaque para: 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina); controles eletrônicos de estabilidade e tração; sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; assistente de partida em rampas; freios com ABS, BAS (Brake Assist System) e BOS (Brake Overide System); câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; sensor de chuva; direção elétrica progressiva com três modos de ajuste (leve, normal e pesada); ar-condicionado digital de duas zonas; rodas em liga leve de 18 polegadas (pneus 235/60 R18); freio de estacionamento elétrico; quadro de instrumentos digital e configurável com tela de 12,3 polegadas em LCD; sistema multimídia com tela de 10 polegadas e conectividade com Android e iOS; luzes diurnas em LED; sistema keyless que dispensa o uso da chave; rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores; faróis com regulagem elétrica de altura; computador de bordo; volante multifuncional; bancos revestidos em couro; bancos dianteiros com ajustes elétricos, resfriamento, aquecimento e massageador, entre outros.

O pacote opcional eleva o preço do JAC T80 par R$ 145,99 mil e conta com Infinity Premium Sound Sistem HI FI, com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes, além do teto solar elétrico panorâmico.

Chery Tiggo 7 – O utilitário médio da CAOA Chery chega ao mercado nacional em duas versões: T (R$ 106,99 mil) e TXS (R$ 116,99 mil).
O SUV é equipado com motor 1.5 turbo, que desenvolve 147 / 150 cv (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm de torque, com os dois tipos de combustível. Trabalhando em conjunto com ele temos um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. As trocas de marchas podem ser feitas, manualmente, por meio da alavanca do câmbio.

O Tiggo 7 também conta com dois modos de condução: Eco, privilegiando o consumo de combustível, e Sport, com trocas de marchas em rotações mais elevadas.

Assim como no T80, a suspensão é independente nas quatro rodas, sendo MacPherson na frente e Multilink na traseira.

As medidas do Tiggo 7 são as seguintes: 4,51 metros de comprimento; 2,67 metros de entre-eixos; 1,84 metro de largura e 1,67 metro de altura. De acordo com a Chery, o porta-malas tem capacidade para 414 litros que, com os bancos rebatidos, passa para 1.100 litros.

Dentre os itens de série que a versão T apresenta, destacamos: airbags frontais; sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; sensor de chuva; ar-condicionado digital; rodas em liga leve de 17 polegadas; sensor de pressão e temperatura dos pneus; sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas e conectividade com Android e iOS; computador de bordo com tela em LCD de 4,8 polegadas no quadro de instrumentos; banco do motorista com ajuste de altura, sistema keyless que dispensa o uso da chave, entre outros.

A versão topo de linha, TXS, acrescenta os seguintes itens ao pacote da versão anterior: airbags laterais e do tipo cortina; câmera com visão de 360º; teto solar elétrico; ar-condicionado digital de duas zonas; bancos com revestimento em couro; banco do motorista com ajustes elétricos e rodas em liga leve de 18 polegadas (pneus 225/60 R18).

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