CJ Selecta planeja expandir produção de derivados de soja

31 de outubro de 2018 às 0h06

img
Grupo atualmente origina próximo a 1 milhão de toneladas de soja, segundo superintendente de logística da empresa - Fábio Scremin/Ascom-Paraná

Com fábrica em Araguari, no Triângulo Mineiro, a CJ Selecta pretende ampliar a presença na cadeia do agronegócio com a expansão da capacidade de produção industrial do seu portfólio de derivados de soja. Adquirida pelo grupo sul-coreano CJ Cheil Jedang em agosto do ano passado com um investimento da ordem de US$ 450 milhões, a CJ Selecta faz parte de um projeto de crescimento do grupo no Brasil, sobretudo na área de ingredientes especiais e proteínas concentradas de soja.

Junto a esse plano de aquisição, o grupo tem o planejamento de continuar crescendo no Brasil por meio da aquisição de novas plantas e da ampliação da fábrica de Araguari. Sem divulgar valores que serão investidos na expansão, a companhia, que tem ainda uma fábrica de aminoácidos em Piracicaba, vai financiar as aquisições e ampliações com capital próprio.

A estratégia de expansão do grupo inclui ainda ampliar a capacidade de produção industrial, que atualmente origina próximo a 1 milhão de toneladas de soja e processa 700 mil toneladas do grão ao ano. Segundo o superintendente de originação e logística da CJ Selecta, Alessandro Reis, o salto na produção está relacionado basicamente à originação de grãos e, a princípio, as 300 mil toneladas extras serão destinadas ao mercado externo.

PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM

“O grupo tem a missão de continuar crescendo no País. As 700 mil toneladas continuam a ser encaminhadas para a fábrica e as 300 mil toneladas adicionais serão enviadas para exportação de grãos. Além disso, com a ampliação e os novos investimentos, esse número pode ser ainda maior que 1 milhão de toneladas”, explica.

Maior produtora de Concentrado Proteico de Soja (SPC) do mundo, a CJ Selecta é responsável pela produção de 360 mil toneladas por ano em um mercado de aproximadamente 700 mil toneladas anuais. No mercado de aminoácidos, a empresa também está entre os maiores fabricantes do produto com finalidade de uso na ração animal.

Inovação – Com um mix de produtos permanentemente renovado e em constante crescimento, a companhia vai aproveitar a cadeia de aminoácido e carbono para desenvolver uma linha de fertilizantes organominerais, na busca de alcançar um nicho de mercado atrelado ao segmento agrícola.

“O DNA do grupo é de inovação e desenvolvimento, e acreditamos que, quando se tem produtos exclusivos, é possível obter valores que ninguém tem. Temos centro de pesquisa que desenvolve novas soluções para a cadeia e isso é um dos valores do grupo”, afirma Reis.

Entre as mudanças que o grupo pretende implantar para o ano que vem, a Selecta vai deixar de ser um player de originação de grãos para se tornar um facilitador de operações trituradas, que vão desde a compra e comercialização de grãos, venda de sementes convencionais não transgênicas e fertilizantes, além do financiamento agrícola.

Para Alessandro Reis, essa ampliação de portfólio torna a empresa mais verticalizada e capaz de oferecer produtos, serviços e comercialização de grãos. O objetivo, de acordo com o superintendente da CJ Selecta, é oferecer ingredientes de alta tecnologia, extremamente elaborados na cadeia final e, junto ao produtor rural, disponibilizar produtos e serviços cada vez mais desenvolvidos.

“Queremos enxergar o produtor rural como um captador de demandas para quem podemos vender e comprar com o interesse de que ele desenvolva a produção e nos permita capturar, nessa parceria, valores cada vez mais interessantes tanto em termos de margem como de fidelização”, concluiu.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail