Parques no município atraem turistas de diversas regiões - Foto: Divulgação

Conceição do Mato Dentro, na região Central, que já foi considerada a “Capital Mineira do Ecoturismo”, tem realizado um conjunto de ações para retomar o título e se apresentar ao mundo como um destino que oferece um grande número de atrativos e atividades com acesso facilitado. A cidade, aos pés da Serra do Cipó – apontada pelo próprio Ministério do Turismo (MTur) como um dos pontos privilegiados para o turismo de aventura e o ecoturismo no Brasil -, está há apenas 120 quilômetros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, instalado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Finalmente vamos começar as obras para o asfaltamento dos 23 quilômetros que ligam Conceição ao Serro. Também estamos investindo em infraestrutura. Até fevereiro os 1,7 mil quilômetros quadrados do município estarão com a sinalização turística pronta”, pontua a secretária Municipal de Turismo, Rejane Santa Bárbara.

Entre os atrativos recuperados está o Balneário São Francisco, na área central da cidade, ao custo de R$ 250 mil, com recursos próprios da Prefeitura. A piscina natural foi desassoreada, o piso de pedras São Tomé refeito e foram instalados guarda-corpo, escadaria, corrimão e quiosques. A expectativa é que além da população, os turistas com menos disposição para ir até as cachoeiras possam aproveitar o espaço.

“E também para envolver a comunidade realizamos o Festival de Comida da Roça nos distritos. Essa é a sexta edição. No final, no dia 11 de novembro, vamos fazer uma grande festa na sede do município com representantes de todos os distritos”, destaca a secretária.
O festival valoriza os conhecimentos e produtos tradicionais da região. As cozinheiras da comunidade são convidadas a apresentar pratos típicos que preparam para as famílias como feijão-tropeiro, carne de lata, tutu de feijão, baião de dois, entre outros. A edição realizada no distrito de Ouro Fino reuniu mais de dois mil visitantes, muitos oriundos de cidades próximas.

Mas é nas cachoeiras e trilhas que o turismo acontece com volume em Conceição do Mato Dentro. Os parques do Tabuleiro Municipal do Tabuleiro e Estadual da Serra do Intendente são procurados por aventureiros de todas as idades e perfis. Este ano a cidade recebeu a 15ª edição do Abeta Summit – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), em agosto, com mais de 300 participantes.

Aeroporto – Para facilitar a chegada dos visitantes, a Prefeitura sonha com a revitalização do aeroporto municipal. No dia 12 de setembro, o superintendente de Infraestrutura Aeroviária da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Antonio Migliorini, e o gestor de Projetos da Diretoria de Projetos do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Erbanio Pinto da Silva, estiveram na cidade.

De acordo com comunicado da Prefeitura, no encontro foi apresentado ao prefeito o projeto de revitalização do aeroporto. O objetivo é preparar o aeródromo para obter a homologação e posterior autorização para voos comerciais, que começariam por meio do Programa Voe Minas. O governo do Estado assumiu a elaboração do projeto, que inclui a revitalização completa, desde a pista, sala de embarque, cercamento, entre outras ações. A revitalização conta também com a parceria da Anglo American. (DM)