A Lalubema investiu mais de R$ 10 mi, disse Mascarenhas - Foto: Filipe Rhodes

Um novo conceito de gestão de condomínios, que inclui a lógica do compartilhamento, chega ao mercado por meio da solução ByDoor, da empresa mineira Lalubema. O novo software de gestão de condomínios residenciais e logísticos é resultado de uma série de melhorias realizadas em plataformas anteriores oferecidas pela empresa. Até o momento, a Lalubema atende 450 condomínios em 17 estados do País. A expectativa é de que, com a nova solução, a carteira de clientes tenha um acréscimo de 50% em um ano.

De acordo com o sócio da empresa, Leonardo Mascarenhas, os primeiros softwares oferecidos pela Lalubema seguiam o modelo tradicional de gestão de condomínios. Eles ofereciam funcionalidades como cadastro dos condôminos, área de reserva de espaços, envio de comunicações do síndico e balanço financeiro. A nova solução ByDoor vai além do básico e inclui funcionalidades inovadoras a partir da lógica do compartilhamento.

“Compartilhamento e conectividade são tendências em todos os setores, inclusive na gestão de condomínio. Nós trouxemos esses conceitos para o nosso sistema, de forma que diferentes condomínios e síndicos estejam conectados e compartilhando informações de interesse deles”, afirma. Um condomínio pode, por exemplo, comunicar o roubo de carro de um condômino. Dessa forma, os demais condomínios ficam atentos em relação à entrada de veículos em sua portaria.

Outra situação é o cadastro de prestadores de serviços. Como os condomínios podem compartilhar informações, será possível obter informações sobre aquele profissional, caso ele já tenha realizado serviços em outros prédios da região. “O software permite até compartilhamento entre os moradores do prédio. Pela plataforma, um condômino pode vender uma bicicleta, pedir carona ou encontrar um parceiro para jogar tênis”, exemplifica.

De acordo com Mascarenhas, o ByDoor chega com 20 novas funcionalidades a mais que as plataformas anteriores. Além dos serviços ligados ao compartilhamento, o software inova com um controle de governança que estabelece os dias certos para a realização das tarefas diárias. Também traz uma funcionalidade de gestão de encomendas, que documenta todo o recebimento e retirada de produtos que chegam pelos Correios e evita problemas de perda ou extravio.

O sócio não revela o valor investido na nova plataforma, mas garante que, nos últimos anos, a Lalubema investiu mais de R$ 10 milhões nas plataformas oferecidas pela empresa. Nos quatro anos de operação, construiu uma cartela de clientes com 450 condomínios e 130 mil condôminos cadastrados em 17 estados. A expectativa é de que, com o ByDoor, o número de clientes cresça 50% em um ano. O executivo também já planeja a internacionalização da plataforma para os Estados Unidos, o que deve acontecer em 2020.