Confiança do empresário mantém crescimento em Minas e incentiva setor

18 de dezembro de 2018 às 21h29

Após apresentar uma significativa alta no mês de novembro, a confiança do empresário industrial voltou a subir em dezembro. Segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em dezembro, o indicador ficou em 63,7 pontos, apresentando aumento de 0,4 ponto no comparativo com novembro, quando foi de 63,3 pontos. A economista da Fiemg, Daniela Muniz, ressalta que, apesar de a alta em dezembro ter sido pequena, é bastante significativa, pois consolida o aumento expressivo de 12,4 pontos registrado na passagem de outubro para novembro.

“O resultado é a consolidação da confiança dos empresários, com manutenção do patamar elevado alcançado em novembro”, diz. O índice registrou o maior nível em oito anos e meio. Em dezembro de 2017, o Icei estava em 56,5 pontos.

Segundo a economista da Fiemg, o cenário de aumento da confiança do empresariado industrial é atribuído ao chamado período de “lua de mel”, que ocorre logo após a definição eleitoral e indica a expectativa positiva sobre o novo governo. “Empresários e consumidores têm um respiro nesse período. É um otimismo baseado na esperança de que a economia sairá da estagnação após o resultado das urnas”, analisa a economista. “Agora é esperar sair do período da lua de mel e verificar os resultados do novo governo”, completa.

Leia também:

Custos em segmento têm alta no 3º tri

Expectativa em alta – O crescimento do Icei em dezembro foi baseado na expectativa com os próximos seis meses. Com avanço de 0,9 ponto, o índice chegou a 70 pontos em dezembro, sendo que em novembro era de 69,1 pontos. Em dezembro de 2017, esse indicador estava em 58,7 pontos.

Segundo o levantamento, a expectativa com a economia brasileira atingiu 69,1 pontos em dezembro, contra 68,9 pontos em novembro. Já em relação à economia mineira, o índice foi de 66,9 pontos em dezembro, enquanto no mês anterior era de 66,7 pontos. Quanto à situação da empresa, o índice chegou a 70,9 pontos, com alta de 0,8 ponto frente a novembro.

Já o índice de condições atuais retrocedeu 1,5 ponto, atingindo em dezembro 51 pontos, enquanto em novembro era de 52,5 pontos. Em dezembro de 2017, o valor era de 51,9 pontos. A avaliação atual da situação da economia brasileira atingiu índice 52 em dezembro, sendo que em novembro era de 51,4 pontos. Já quanto à economia mineira, o índice foi de 46,7 pontos, tendo sido de 47,1 pontos no mês anterior. A análise da situação da empresa apresentou queda na passagem de novembro (54,3 pontos) para dezembro (51,9 pontos).

Em relação ao porte da indústria, o melhor Icei é apresentado pelas grandes empresas, que tiveram índice de 65,1 pontos em dezembro. Em seguida, estão aquelas de pequeno porte, com 62,7 pontos, enquanto as de médio porte tiveram Icei de 62 pontos.

De acordo com a Fiemg, o Icei é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos apontam percepção de situação atual melhor e expectativa positiva para os próximos seis meses.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail