Consumo racional bate recorde na FCA

23 de março de 2019 às 0h05

img
Meta de eliminar a água potável na produção dos carros da FCA acaba de ser alcançada - Créditos: Divulgação

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) realiza diversas iniciativas para reduzir ao máximo o consumo de água nos processos industriais. No Polo Automotivo Fiat, em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a meta de eliminar a água potável na produção dos carros acaba de ser alcançada. Essa conquista só foi possível após contínuos investimentos para ampliar o reúso de água, que hoje está em 99,6%. O anúncio desse recorde vem para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado dia 22 de março.

A regra é não desperdiçar. A água utilizada nas etapas do processo produtivo, irrigação de áreas verdes, vasos sanitários, entre diversos outros, vem do complexo de tratamento de efluentes, localizado no Polo Fiat. Em um círculo fechado, o efluente gerado na manufatura retorna para tratamento, em um sistema que tem como diferenciais tecnologias de ponta, como Membrana – MBR e Osmose Reversa.

“O complexo de tratamento de efluentes do Polo Automotivo Fiat é um dos mais modernos da América Latina. Com o reúso, em 2018, a Fiat deixou de consumir 360 mil m3 de água potável, volume suficiente para abastecer por ano mais de 100 mil pessoas”, explica o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Neylor Bastos.

Paralelo aos esforços para otimizar o reúso, são realizados projetos para o uso racional de água em todas as etapas de produção dos carros. “Em três anos, o consumo de água por veículo produzido reduziu 37%, sendo todo esse volume proveniente do complexo de tratamento de efluentes”, completa Bastos.

Para o uso racional da água, os funcionários participam de treinamentos e são capacitados para identificar oportunidades de economia. Na unidade de Prensas, por exemplo, o analista de Tecnologia Industrial, Leonardo Luiz Souza, desenvolveu um projeto de redução do consumo de água no sistema de arrefecimento, responsável por manter os equipamentos de estampagem a uma temperatura ideal de funcionamento.

Souza explica que a torre de resfriamento trabalhava 24 horas por dia, 7 dias da semana, independente da temperatura do processo.

“Isso gerava perda de água e energia. Como solução, criamos um algoritmo inteligente, integrando os equipamentos de estampagem à torre de resfriamento. A torre de resfriamento passou a ser acionada somente por demanda, chegando a reduzir 30% o consumo de água”, ressalta. Como resultado, a economia de água é de 25 mil m3/ano, volume suficiente para abastecer por ano 133 residências com quatro moradores.

LEIA TAMBÉM:

Inovação reduz efeitos das mudanças climáticas

Funed trabalha na garantia do acesso à água potável no Estado

Jeep – Importantes iniciativas de preservação da água também são realizadas no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (Pernambuco), com amplo envolvimento dos funcionários.

“Trabalhamos diariamente para trazer sempre mais sustentabilidade para o nosso negócio”, diz o gerente de Utilidades, Roberto Soares, responsável pelo complexo de tratamento de efluentes da planta, que tem capacidade para tratar até 210 mil litros de água por dia, promovendo 99,5% de reúso.

A preservação da biodiversidade é outro diferencial do Polo Jeep. Desde 2014, foram plantadas mais de 90 mil mudas de Mata Atlântica de 295 diferentes espécies, produzidas no viveiro próprio. Muitos animais selvagens, como a Jaguatirica, já foram observados voltando ao seu habitat.

A meta é alcançar até 2024 o plantio de 208 mil mudas, com criação de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos. É um dos maiores projetos de recuperação da Mata Atlântica em curso no País. Hoje, o Polo Automotivo Jeep é também uma fábrica de mudas.

Futuras gerações – Para comemorar o Dia Mundial da Água, todas as unidades da FCA estão desenvolvendo, ao longo do mês, campanhas de conscientização ambiental.

No Polo Automotivo Jeep, os filhos de funcionários foram convidados a criar desenhos sobre a preservação da água. Os autores dos melhores desenhos visitaram a fábrica e conheceram de perto como a água é um bem precioso para a FCA.

“Foi muito gratificante receber essas crianças. A educação ambiental é o melhor caminho para transformarmos o cidadão do futuro”, ressalta o gerente de Utilidades, Roberto Soares.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail