Csem recebe visita de empresários

9 de novembro de 2018 às 0h04

img
Para o setor de energia, o centro de pesquisa trabalha com tecnologia fotovoltaica orgânica - Lecanovo/Divulgação

Empresários do Brasil inteiro foram convidados a conhecer, entre os dias 5 e 9 novembro, centros de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em cinco estados brasileiros associados à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Em Belo Horizonte, a unidade escolhida foi o Csem Brasil, sediada no bairro Horto, na região Leste. O Csem Brasil é um centro especializado em eletrônica impressa, tecnologia que pode ser utilizada em projetos relacionados à energia solar, baterias, sensores e outros dispositivos adequados para diversos setores da indústria.

O convite, feito em parceria com a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), faz parte do Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação que busca aproximar o empresariado brasileiro de instituições de conhecimento.

A Embrapii, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente, são 42 unidades credenciadas pelo País.

De acordo com a gerente de Novos Negócios do Csem, Fabiana Drumond, que recebeu o grupo, estiveram na unidade cerca de 20 visitantes entre empresários, startups, representantes do governo e da academia. “As empresas escolheram as unidades para visitar de acordo com a expertise desses centros de inovação. Então, aqui recebemos empresários de várias partes do País que buscam soluções para os seus negócios”, explica Fabiana Drumond.

O Csem Brasil desenvolve, produz e entrega soluções tecnológicas de alto valor agregado que se concretizam a partir da demanda e desafios vivenciados pelos clientes, gerando diferenciação e competitividade através de projetos de P&D, novos produtos, novas aplicações tecnológicas e novos negócios, com uso em diferentes setores: indústria, energia, elétrico, aeroespacial, saúde, agricultura e pecuária, telecomunicações e internet das coisas.

Linhas de desenvolvimento – Atualmente, são duas principais linhas de desenvolvimento. Para o setor de energia, o centro de pesquisa trabalha com tecnologia fotovoltaica orgânica. No lugar do silício, que é duro e inflexível, trabalha com uma solução líquida de moléculas condutoras de energia impressa em placas de plástico. A solução torna-se vantajosa por ser leve, acessível e transparente, permitindo a utilização em diferentes superfícies.

A outra linha é voltada para o desenvolvimento de microssistemas cerâmicos a partir de Low Temperature Co-fired Ceramics (LTCC). Trata-se de componentes de alto valor agregado, que são utilizados em equipamentos, como motores, sondas e satélites.

“Trabalhamos independentes, mas sempre em parceria com a Suíça, país de origem do Csem. Nosso objetivo é promover a inovação aproveitando conhecimentos já existentes, que podem ser incrementados e ganhar novas aplicações a partir das necessidades das empresas que nos procuram. Os projetos são desenvolvidos em parceria”, pontua a gerente de Novos Negócios do CSem Brasil.

Além do Csem, na capital mineira, o evento também acontece na Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail