Batas de times de futebol

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá hoje, às 10h30, um desfile especial. Crianças e adolescentes internados na Unidade de Pediatria desfilarão com camisas de times de futebol oficiais, que foram transformadas em batas customizadas para o ambiente hospitalar. O objetivo da ação é proporcionar um momento lúdico para os pacientes e também fazer com que se sintam mais confiantes e corajosos para enfrentar o tratamento. As batas passarão a fazer parte do enxoval hospitalar das crianças. A instituição recebeu a doação, do Instituto Palestra Itália, de aproximadamente 77 camisetas, de times consagrados do futebol brasileiro, como o Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio e Corinthians, dentre outros.

Poesia de Lisboa

Encerram-se, no próximo sábado, as inscrições para o IV Festival de Poesia de Lisboa, iniciativa que tem como objetivo incentivar e preservar a língua portuguesa, além de contribuir para a difusão do idioma no continente europeu. Criado em 2016 pela Helvetia Edições, o projeto é aberto a qualquer pessoa lusófona, com mais de 16 anos, que aprecie a arte poética, residente ou não de um país cuja língua oficial seja o português. Todos os inscritos terão suas poesias incluídas na antologia comemorativa do evento e participarão do concurso que premiará as três melhores criações. O lançamento do livro, o concurso e as demais atividades do festival acontecerão de 12 a 14 de setembro, na sede do Instituto Camões, em Lisboa. O regulamento completo a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.festivaldepoesiadelisboa.com.

Papel da universidade

As universidades são organizações diversas e as contribuições que geram para o País são muitas. Discutir a relação dessas instituições com o desenvolvimento econômico do Brasil é a proposta do “Café Controverso” do próximo sábado. A partir das 10 horas, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) promove um debate entre especialistas na área de ciência, pesquisa e inovação. Participarão do debate “Qual é o papel da Universidade Pública para o desenvolvimento econômico?” a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Adelina dos Reis, e o gerente de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Rafael Pessoa.

“Química Faz Bem”

Com o anúncio do MEC de retenção no orçamento para as verbas de custeio e investimentos das instituições federais, além dos cortes anunciados em bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, uma discussão ganhou o país nos últimos meses: “A importância da ciência e da educação para a sociedade no Brasil”. Para debater este tema e aproximar a população da universidade, apresentando a todos o que é desenvolvido por estes estudantes, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Prédio Rosa, Praça da Liberdade), em parceria com o programa de pós-graduação em química da UFMG, promove no próximo sábado, a partir das 13 horas, mais uma edição do projeto “Química Faz Bem”.

Censo Experimental

Foram prorrogadas até a próxima sexta-feira as inscrições para 209 vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários do IBGE. Os aprovados atuarão no Censo Experimental, previsto para acontecer entre setembro e novembro deste ano, no município de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O município, que será o único do Brasil a abrigar o Censo Experimental, foi selecionado por critérios como IDH, porte e localização. Essa etapa será um ensaio geral para avaliar e aperfeiçoar os procedimentos previstos para o Censo Demográfico 2020. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pela organização das provas.