Crime de homofobia

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar hoje uma ação protocolada pelo PPS para criminalizar a homofobia, que é caracterizada pelo preconceito contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais).

O processo tramita na Corte desde 2013 e será relatado pelo ministro Celso de Mello. Na sessão, os ministros devem definir se o Supremo pode criar regras temporárias para punir agressores do público LGBT, devido à demora da aprovação da matéria no Congresso. Pelo atual ordenamento jurídico, a tipificação de crimes cabe ao Poder Legislativo, responsável pela criação das leis. O crime de homofobia não está tipificado na legislação penal brasileira.

Formas de liderança

“Let’s Talk – Felicidade: o segredo das novas lideranças exponenciais” é o tema da palestra que será realizada hoje, de 8 às 11 horas, no Espaço Conexão, em Nova Lima. O evento, promovido por Letícia Melo, terá como palestrantes Érika Linhares, especialista em comportamento humano; Alessandra Alkmim, presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas); e Pedro Ganem Salomão, sócio da Rádio Ibiza. A pauta é as novas formas de liderança, que unem negócios com propósito, se preocupam em criar impacto social e entendem que a tecnologia é indispensável e que ser mais humanitário e colaborativo traz mais resultados ao ambiente corporativo, fazendo de todos os envolvidos pessoas mais felizes e produtivas.

Futuro das cidades

O crescimento desenfreado da população urbana traz consigo um aumento de problemas. Afinal as cidades não foram planejadas para receber o grande número de pessoas que atualmente vivem nelas. De acordo com o consultor internacional Renato de Castro, que realiza o workshop “Cidades Mais Inteligentes” hoje às 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), atualmente cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes para sustentar o crescimento econômico e as demandas materiais da nova classe média. “Ao mesmo tempo, países desenvolvidos precisam aprimorar a infraestrutura urbana existente para permanecer competitivos”, comenta.

Poesia para partilhar
 
Um livro para folhear e desfolhar, com páginas para que o leitor também se expresse. A proposta é compartilhar espaço, poemas, afetos, esclarece a autora de “Desarmadilha”, a jornalista Sidneia Simões. Inspirado nos postais poéticos “O Grito” e com produção independente, o livro tem ilustrações de Rômulo Garcias e design gráfico de Laudeir Borges. São 112 páginas, mais 20 folhas duplas, com postais para serem destacados e distribuídos pelo leitor. A produção gráfica inova ao integrar, em um só objeto, o formato tradicional do livro com a desenvoltura dos cartões-postais. O lançamento será no próximo dia 26, às 19h30, no foyer do Sesc Palladium – avenida Augusto de Lima, 420, Centro. O livro será vendido por R$ 30,00.

Sociedade de ortopedia

O ortopedista Antônio Tufi Neder Filho toma posse como presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Minas Gerais, na próxima sexta-feira (15), às 20 horas, em solenidade que será realizada no Chateau Belvedere, seguida de coquetel de confraternização. Compõem ainda a nova diretoria os ortopedistas Wagner Guimarães Lemos, vice-presidente; Túlio Vinicius Oliveira Campos, secretário-geral; Matheus Braga Jacques Gonçalves, tesoureiro-geral; Agnus Welerson Vieira, secretário adjunto; Roberto Zambelli de Almeida Pinto, tesoureiro adjunto.