Patrimônio cultural

Os realizadores de projetos nas áreas de preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro já podem conhecer o edital para participar do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade deste ano.

Há 32 anos, a premiação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estimula e valoriza aqueles que atuam em favor da preservação dos bens culturais do País. Nesta edição, serão selecionados oito trabalhos de ações no campo do patrimônio cultural do Brasil. Cada premiado receberá o valor de R$ 30 mil.

As inscrições ficam abertas até o dia 17 de maio e os trabalhos inscritos deverão ser entregues diretamente nas superintendências estaduais do Iphan.

Modelagem de época

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta, até o próximo dia 21, no Museu da Moda de Belo Horizonte, a Mostra “Revivendo o Vestir”, projeto desenvolvido pelo Centro Universitário UNA. As peças expostas são trajes de inspiração oitocentista feitos com o objetivo de criar um acervo de roupas de época para os cursos de moda e cinema.

A análise da modelagem histórica tem como intuito investigar as relações entre roupa, corpo, vestuário e sociedade. A entrada é gratuita. O projeto “Revivendo o Vestir” foi criado pelas professoras Mariana Christina Tavares Rodrigues e Renata Canabrava com o objetivo de ampliar o acesso a informações relacionadas ao vestuário de época, reconstituindo peças históricas para pesquisa.

Música de Câmara

A Fundação de Educação Artística tem o prazer de apresentar a 31ª edição da Semana de Música de Câmara que será realizada entre os próximos dias 21 e 28. Com realização semestral, o evento é importante espaço para o convívio e o intercâmbio de músicos profissionais e estudantes, além de propiciar o aprimoramento artístico, a formação de público e a difusão da música de concerto.

As inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira e podem ser feitas pelo endereço on-line http://bit.ly/2TWtaA7. Além das atividades de caráter pedagógico, faz parte desta semana uma programação cultural de qualidade, aberta ao público com concertos e cinema que acontecerá na Sala Sergio Magnani.

Casa Falke

Em 23 de abril de 2004, a Falke Bier lançava, em Belo Horizonte, sua primeira cerveja. Depois de 15 anos de sucesso no mercado, a cervejaria abre as portas e comemora seu aniversário com uma nova experiência: a Casa Falke. São, ao todo, 15 biqueiras, com contrapressão, que permitem que o chope seja envasado fresco diretamente no copo, garrafa ou growler. Serão 13 rótulos da Falke sendo servidos e mais duas choperias convidadas todos os meses. A cozinha ficou por conta da parceria com a tradicional Pizza Sur, que desenvolveu um cardápio especial para harmonizar com as bebidas da Falke. Tábuas de frios, empanadas, pizzas e “fingers food” fazem parte do menu, que ajuda na apreciação e apuram o paladar para as bebidas. A Casa Falke (rua Major Lopes, 623, São Pedro) será aberta no próximo dia 23, a partir das 16 horas.

Prosa e poesia

A Academia Mineira de Letras anuncia a abertura de até 20 vagas para a Oficina Escrita Criativa – Prosa e Poesia 2019. Sob a coordenação de Barjute Bacha, professora de Literatura Brasileira, o curso está programado para acontecer entre os dias 23 de abril e 25 de junho, na sede da AML, no bairro de Lourdes, sempre às terças-feiras. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas até a próxima quinta-feira no site da AML (academiamineiradeletras.org.br).

Voltada para alunos de todas as idades, a Oficina Escrita Criativa se propõe ser um exercício permanente de convívio com a literatura. Os encontros serão voltados para a leitura de textos de prosadores e poetas de diversos gêneros literários, como autobiografia, poema, crônica e conto.