Curtas DC Mais | 20/02

20 de fevereiro de 2019 às 0h01

Mudanças na Cultura

Na primeira semana em que assumiu formalmente as pastas de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o secretário Marcelo Landi Matte anunciou mudanças no modelo de cessão de ingressos dos equipamentos culturais do Estado. Segundo o secretário, não haverá mais reserva de convites para autoridades nos eventos culturais e os camarotes serão colocados à venda ou distribuídos de acordo com a conveniência dos produtores. O objetivo é aumentar a receita das instituições e torná-las mais sustentáveis economicamente. Matte afirmou que fará uma revisão de alguns contratos dos equipamentos estaduais da Cultura. O secretário disseque será analisado um novo modelo de captação de verbas, com o objetivo de viabilizar um maior número de projetos.

“Minas das Artes”

A exposição “Minas das Artes, Histórias Gerais”, foi renovada no fim do ano passado e segue aberta no Museu Mineiro, o mais importante dos sete museus estaduais, equipamento cultural integrante do Circuito Liberdade, administrado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais. Peças nunca antes expostas ou que há muito estavam guardadas estão na mostras, como oratórios médios instalados na Sala das Colunas, da bandeira de triângulo verde dos Inconfidentes e das pinturas monumentais de Di Cavacanti e Caribé, expostos na Sala Minas Gerais: original e múltipla. O Museu Mineiro fica na avenida João Pinheiro 342, Funcionários. As visitações podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. A entrada é gratuita.

José Aparecido

Os 90 anos do nascimento de José Aparecido de Oliveira serão lembrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em reunião especial do plenário, amanhã, às 20 horas. A homenagem foi solicitada pelos deputados Betinho Pinto Coelho (Solidariedade) e Raul Belém (PSC). Nascido em 17 de fevereiro de 1929, em Conceição do Mato Dentro, José Aparecido teve uma participação no cenário político e social do País e na luta pela redemocratização do Brasil, após o golpe de 1964 – que cassou seu mandato de deputado federal. Criador da Secretaria de Estado de Cultura no governo Tancredo Neves, o ex-ministro da Cultura foi jornalista, embaixador do Brasil em Portugal e exerceu vários cargos políticos, como coordenador de campanha e, depois, secretário do presidente Jânio Quadros.

Festival do Japão

Uma verdadeira imersão nas tradições, delicadeza, beleza, cultura e muita diversão aguardam os visitantes do 8º Festival do Japão em Minas, entre a próxima sexta-feira e domingo, no Expominas, em Belo Horizonte. É o maior evento do Estado sobre a cultura japonesa e vem sendo realizado na capital mineira desde 2012, com foco em propagar a cultura e possibilitar o intercâmbio cultural, social e econômico. O tema desta edição aborda a história do Japão feudal, seus castelos e samurais. A exposição “História do Japão Feudal, seus Castelos e Samurais” vai apresentar os três castelos que receberam o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além dos tesouros nacionais e outros castelos famosos do Japão.

Prêmio Cori-MG

O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori-MG) vai lançar o 1º Prêmio Cori-MG de Jornalismo. O evento será realizado na próxima terça-feira, 26 de fevereiro, na Amadoria (rua Mucuri, 325, Floresta), às 19 horas. Na oportunidade, a secretária-geral do Cori-MG, Ana Cristina Maia, fará uma breve apresentação sobre a atuação dos cartórios de registro de imóveis. A palestra principal será realizada pelo arquiteto e urbanista Sergio Myssior, colunista da CBN, que falará sobre os desafios atuais das cidades e quais os direcionamentos dados para melhoria da qualidade de vida da população.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail