Entecor em Ouro Preto

Cidade que reúne o maior conjunto barroco do mundo, Ouro Preto sediará, a partir da próxima segunda-feira, o III Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro (Entecor). Realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), o evento irá discutir a conservação preventiva de edificações históricas e seus acervos.

O tema passou a ser prioritário na área de patrimônio cultural após os trágicos incêndios do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e da Catedral de Notre-Dame, em Paris. As inscrições para os interessados em participar estão abertas pelo site http://entecor.ouropreto.ifmg.edu.br/, onde também está disponível a programação completa do evento.

Conselho da Amcham-BH

Mais de 100 executivos e autoridades participaram, na última terça-feira, da posse do novo conselho de administração da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte (Amcham-BH) para o biênio 2019-2020. Foram empossados Ricardo Gontijo, da Direcional Engenharia; Ana Sanches, CFO da AngloAmerican; Bruno Cerqueira, conselheiro do Laboratório São Marcos; Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo Sada; Diego Gomes, CEO da Rock Content; Helder Mendonça, CEO da Forno de Minas; Marco Túlio Fernandes, sócio-líder da KPMG; Rui Negreiros, CEO da Brembo do Brasil e da Argentina; e Sérgio Guerra, CEO do Grupo Orguel.

Antonio Olinto

A Academia Mineira de Letras promove na próxima terça-feira, às 19h30, a palestra “No centenário do escritor Antonio Olinto”, com o acadêmico Rogério Faria Tavares, presidente do BDMG Cultural. O evento faz parte do programa  Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores. Nascido em Ubá (MG), em 10 de maio de 1919, o escritor Antonio Olinto dedicou-se ao jornalismo literário e à literatura. A entrada é gratuita e o endereço é rua da Bahia, 1.466, Lourdes.

Políticas para o autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio neurológico bastante caracterizado pela dificuldade de interação social. Há cinco anos, o Decreto Municipal 15.519/2014 regulamentou o reconhecimento da pessoa com autismo como pessoa com deficiência, garantindo a ela o acesso aos direitos previstos pela legislação.

Denunciando, no entanto, a insuficiência das políticas públicas e a não implementação do decreto na Capital, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza o Seminário “Autismo: Compreenda o Meu Olhar – Desafios e Políticas Públicas”, na próxima terça-feira, das 13h às 17h, no Plenário Amynthas de Barros. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados, disponíveis na página do evento.

Adoção de cães e gatos

O Shopping Del Rey recebe amanhã, das 13h às 17h, a Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelas ONGs Anjos Peludos e Grupo de Amparo aos Animais Abandonados e Perdidos (Gaaap). A iniciativa estimula a adoção responsável e a criação de conexão entre as pessoas e os pets. Uma equipe das ONGs estará à disposição do público para esclarecer dúvidas sobre o processo de acolhimento.

Os interessados passarão por entrevistas e deverão preencher um termo de adoção, mediante apresentação de comprovante de endereço e documentos pessoais (RG e CPF). Estarão disponíveis para acolhimento 34 cães e sete gatos, entre adultos e filhotes. Todos os animais já foram castrados, vermifugados e vacinados pelas instituições. A feira será realizada na Praça de Eventos (1º piso) do Shopping Del Rey (avenida presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha).