Multas ambientais

O Ibama deu início a uma nova etapa de conversão de multas ambientais em financiamento de projetos de recuperação. Depois de conseguir converter infrações que vão resultar em R$ 1 bilhão de recursos para as bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, o órgão ambiental passa a selecionar projetos para recuperação da bacia hidrográfica do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul. As regras para seleção de projetos que serão apoiados com a conversão de multas foram publicadas ontem no Diário Oficial da União. Esse é o terceiro chamamento público que o Ibama realiza para promover a conversão de multas.

Guia da inovação

Na próxima segunda-feira, Rivadávia Drummond, professor que já atuou como reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), professor da Fundação Dom Cabral e do Ibmec-MG e foi também presidente da HSM Educação Executiva, lança o livro “Fazendo a inovação acontecer – Um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização”, às 19 horas, na: Livraria Leitura do BH Shopping, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. A obra destaca a importância da inovação e aponta que ela está no centro do processo de criação do conhecimento organizacional.

Brasil-Moçambique

O Museu Mineiro inaugura hoje, às 19 horas, a exposição Notas de Viagens: Brasil – Moçambique, que ficará em exibição na Galeria de Exposições Temporárias I, a partir do dia 30 de novembro de 2018. Notas de Viagens: Brasil – Moçambique apresenta ao público o registro da experiência do “Patrimônio Cultural e Sustentabilidade”, um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Eduardo Mondlane. A exposição tem entrada gratuita e ficará em exibição no Museu Mineiro, Instituição vinculada à Superintendência de Museus e Artes Visuais e integrante do Circuito Liberdade, até o dia 7 de fevereiro de 2019.

Intercâmbio gastronômico

O Restaurante Escola do Senac em Belo Horizonte vai oferecer um pouco da mundialmente famosa culinária andina para os clientes hoje e amanhã, 12h às 14h40. O chef executivo do Senac Luciano Avellar irá dividir espaço com chef Marco Espinoza, expoente da nova gastronomia do Peru. No cardápio, pratos típicos da cultura andina com um toque mineiro. Completando o serviço, o barman Miguel Angel Murillo, formado na Le Cordon Bleu Peru e proprietário do MAM Open Bar Brasília, prepara drinks típicos peruanos. O cardápio do almoço será servido à la carte, com entrada, prato principal e sobremesa. O endereço é rua dos Tupinambás, 1.038, 3º andar, Centro. O valor é R$ 45 por pessoa.

Psicólogos do trânsito

A Associação de Clínicas de Trânsito de Minas Gerais (ACTRANS-MG) promove, em 30 de novembro e 1º de dezembro, o curso “Formação Continuada para o Contexto do Trânsito”. Psicólogos conceituados irão repassar seus conhecimentos sobre realização de testes, desenvolvimento de análises e construção de documentos, contribuindo para a formação contínua dos psicólogos dedicados ao trânsito em Minas Gerais. A iniciativa é parceria entre a associação e o Portal de Psicologia Psic, com o apoio do Detran/MG, e será realizada na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, com atividades em 16 horas/aula.