A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o BMG UpTech concluíram o processo de seleção das startups que participarão da Fase 3 do Conecta, programa de impulso a startups. Entre as mais de 400 inscritas no início do ano, 25 estavam na segunda etapa. Agora cinco foram selecionadas para receber novos investimentos e aceleração de um mês na sede da Plug and Play, importante aceleradora do Vale do Silício (EUA). São elas: Arbache Innovations, ByeBnk, dLieve Tecnologia, Everlog e Trackage.

O anúncio foi feito domingo (21), em uma noite de muitas surpresas. Em primeiro lugar, pelo local da revelação das finalistas: o Mineirão, em Belo Horizonte, poucas horas antes do show do cantor inglês Roger Waters, fundador da banda Pink Floyd. Outra novidade foi a notícia de duas vagas extras para as startups Biosolvit e Órbita Tecnologia, que terão a oportunidade de se juntar às cinco selecionadas para a viagem ao Vale do Silício, entre 14 de novembro e 14 de dezembro.

O programa Conecta foi criado com o objetivo de apoiar startups que desenvolvem soluções capazes de contribuir para o incremento da atividade transportadora, oportunizando a elas conexões comerciais potenciais com relevantes players do segmento. “Fizemos um dos maiores programas de aceleração e investimentos em startups da América Latina, que conseguiu captar muitas empresas. As participantes têm uma performance excelente. São voltadas para o setor de transporte e prestam serviços para todos os modais”, avalia o diretor para Assuntos Internacionais da CNT, Harley Andrade. Ele informa que a avaliação foi pautada em aspectos como solidez, rentabilidade, gestão e contribuição para o setor.

O CEO do BMG UpTech, Rodolfo Santos, reforça o alto nível das soluções apresentadas. “A CNT e demais empresas de transporte e logística serão muito bem atendidas. Essas startups, com toda certeza, farão muito por todo o setor”, destaca. Ele lembra, ainda, a relevância do projeto. “Nos motiva muito esse interesse de empresas como a CNT em fomentar a inovação. No Brasil, não temos um programa como esse idealizado por eles, tanto em peso dos investimentos quanto em valuation das empresas, sem falar da fase internacional”, conclui.

Retrospecto – O programa Conecta, desenvolvido em parceria entre a CNT e o BMG UpTech, foi lançado em março e contou com mais de 400 inscritos. Destes, 100 startups foram selecionadas e submetidas a entrevistas on-line. Cerca de 40 se classificaram para a Fase 1 (período de tração de um mês, com os primeiros investimentos).

Depois, 25 avançaram à Fase 2, que durou, aproximadamente, quatro meses. Nesse tempo, as empresas receberam novos aportes e participaram de treinamentos na Fundação Dom Cabral (FDC), em Belo Horizonte, e de encontros com empresários do setor de transporte.
A terceira e última etapa do Conecta será a aceleração internacional, que contemplará capacitação, conexões com empresas e apresentações a investidores. Além disso, cada uma das cinco startups escolhidas receberá mais uma rodada de investimento, agora no valor de R$ 230 mil.

Startups da Fase 3

Arbache Innovations – Gamificação empresarial em people analytics
https://arbache.com/ – São Paulo/SP

ByeBnk – Soluções financeiras em blockchain
https://byebnk.com/ – Belo Horizonte/MG

dLieve Tecnologia Logística – Plataforma de gestão em tempo real de entregas
https://www.dlieve.com/ – São Paulo/SP

Everlog – Plataforma de gestão de fretes para o embarcador, com foco na recuperação de valores pagos indevidamente
http://everlogbrasil.com.br/ – Vinhedo/SP

Trackage – Solução IoT com monitoramento inteligente de processos, empilhadeiras, tratores, cargas, frotas e demais ativos industriais
https://www.trackage.com.br/ – Uberaba/MG

* Convidadas:

Biosolvit – Absorvedor natural de óleos – http://www.biosolvit.com/ – Rio de Janeiro/RJ
Órbita Tecnologia – Visão computacional para indústria 4.0, com uma solução para o modal ferroviário – http://orbitaei.com.br/ – Belo Horizonte/MG