Desenvolvimento regional compartilhado

28 de novembro de 2018 às 0h01

Edgardo Cácere*

Na Sociedade Mineira de Engenheiros, após a assinatura do Acordo de Paris em 2015, foi criado um Grupo de Estudos para analisar alternativas de implementação em Minas Gerais da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Parte dos trabalhos sobre Desenvolvimento Regional Compartilhado foi apresentada no Congresso Argentino de Engenharia em 21/09/2018 em Córdoba, como resultado de debates realizados na SME com participação dos presidentes da entidade e da Codemig.

Também com o apoio do Escritório de Projetos Regionais de Santa Rita do Sapucaí, em maio de 2017, em Pouso Alegre, o presidente da SME entregou 51 alternativas ao presidente da Associação de Municípios do Médio Sapucaí. No evento, participaram autoridades argentinas do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, da sua Fundação Saber Como e da Universidade Nacional de Córdoba.

Um resultado foi a presença, em 14/06/2017, do vice-presidente da Fundação Saber Como, interessada na vinculação tecnológica com a Câmara de Comércio e Indústria Argentina – Minas Gerais, constituída na Fiemg nessa data. Assim, os laços do Sindicato de Indústrias do Vale da Eletrônica, dos prefeitos de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre, do Instituto Nacional de Telecomunicações, da Faculdade de Administração e Informática e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais motivaram uma missão à Argentina em agosto de 2018.

Na missão, foram debatidos projetos como a transferência à Argentina da tecnologia de Reciclado Veicular, difundida pela Jica – Agência Japonesa de Cooperação Internacional e o Cefet-MG.  A primeira unidade na América Latina será inaugurada ainda em 2018 com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e o projeto implica o início de uma nova indústria, típica da economia circular.

Também, em 2016, 2017 e 2018, em prospecções do EPR na Argentina, se destacaram os municípios de San Francisco, em Córdoba, e Rafaela, em Santa Fé, indicados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e o Inti pela cultura empreendedora, similar à de Santa Rita do Sapucaí. Informações das prospecções confirmadas no âmbito do Ministério da Produção argentino, levaram a Escola Técnica de Eletrônica, a Prefeitura de Santa Rita, a Amesp e ao Cefet-MG a participarem da missão realizada de 26 a 31 de agosto de 2018, e que contou com o apoio logístico do Inti da Argentina nos 1.500 km percorridos.

A receptividade dos dirigentes contatados, a convergência de interesses e a afinidade cultural foram além das expectativas. Contribuiu nesse sentido a predominância em Rafaela e San Francisco de descendentes de imigrantes italianos, como também acontece em boa parte de Minas Gerais. Entre as oportunidades debatidas se destacam projetos como o inovador Parque Tecnológico de Reciclado de Rafaela, gerador de empregos e de valor agregado, econômico, social, cultural e ambiental.

Estes estudos, alinhados com os novos conceitos de economia circular, logística reversa e uso do poder de compra regional, somam-se às iniciativas de cooperação entre Minas Gerais e Argentina e ao Programa de Internacionalização da Indústria lançado pela CNI e a Apex.

Entre os maiores beneficiados estão os jovens à procura de oportunidades e os profissionais próximos de se aposentarem, e cujos conhecimentos são fundamentais para implementar novas tecnologias que dependem de contar com lideranças decididas a Inovar em todo sentido.

Outro fator estratégico é a Gestão de Resíduos Sólidos. Ela requer uma mudança cultural por parte dos governos estaduais e é indispensável para gerar novos empregos e preservar o único Planeta Terra que temos. Isso requer Planos Regionais de Desenvolvimento Compartilhado.

A missão à Argentina deixou grande aprendizado e, em dezembro próximo, representantes argentinos virão a Minas Gerais para somar ideais, conhecimentos e debater projetos.
O empreendedorismo regional é uma mola propulsora. Vai além das políticas nacionais. Assim, a gravidade da atual crise é uma oportunidade para avançar na construção do nosso futuro, somando conhecimentos, tecnologias e propósitos comuns. Requer dos dirigentes assumirem o seu papel transformador, e de todos, o melhor da nossa cidadania e espírito empreendedor.

* Especialista em desenvolvimento regional e conselheiro de entidades de Minas Gerais e Argentina

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail