Crédito: Thaíne Belissa

Empreendedores e profissionais liberais lotaram a plateia do Cine Brasil Vallourec, na região central de Belo Horizonte, durante o Do It Now 2019, evento sobre gestão na prática, realizado nos dias 17 e 18 de maio. Idealizado pelo CEO da Matur Contábil, Mário Mateus, o evento trouxe grandes nomes do empreendedorismo mineiro e nacional, que impactaram os presentes com a mensagem sobre “fazer acontecer”.

Logo na abertura, Mário Mateus destacou que os cases de sucesso no ambiente de negócios normalmente reúnem características como resiliência, propósito, inovação e capacidade de decisão. “Quando a crise chega, ela precisa ser enfrentada de frente, mas tem muito empresário que não quer saber o que está dando errado. O certo é, sim, olhar o saldo mesmo que ele esteja negativo, checar todos os indicadores e ser orientado por resultados”, afirmou.

O empresário também explicou o conceito que dá nome ao evento “Do It Now”. Segundo ele, essa expressão é sobre pessoas que sonham e realizam. “São pessoas que não se deixam levar pelas crenças limitantes, que são aquelas coisas que bloqueiam nossa jornada de sucesso”, disse.

Foi justamente esse o espírito que levou o empreendedor mineiro, Lohran Schmidt, a criar a fórmula de sucesso da Desinchá, fabricante de chá funcional. Ele contou ao público do Do It Now como ele e o sócio levaram dois anos para tirar a ideia do negócio do papel.

“Passamos pela montanha russa do empreendedorismo, que é ficar empolgado e desanimado com o negócio em curtos espaços de tempo. Sem dúvida, o maior desafio foi criar uma fórmula que convencesse. Então, apostamos na experiência do cliente e caprichamos no aroma, no sabor e na comunicação da embalagem”, relatou.

O empreendedor também revelou como atuou na busca por fãs no Instagram, de forma que a marca já tinha oito mil seguidores antes mesmo de fabricar qualquer produto. Além disso, ele contou uma tática especial para aumentar a presença da marca nos pontos de venda. “A família toda ligava para os comércios perguntando se eles tinham Desinchá até que, em algum momento, nós é que passamos a receber ligações dos comerciantes que queriam saber que chá era esse”, afirmou.

Outra palestra que fez o público literalmente levantar da cadeira foi a de José Felipe Carneiro, cofundador da cervejaria Wals. Ele contou como a empresa nasceu apenas para fornecer cerveja para o restaurante de seus pais, o Bang Bang Burguer, mas se tornou uma das marcas de cerveja mais premiadas do País.

Ele também falou sobre pilares importantes para a gestão, como “sentimento de dono” e valorização da equipe.

“Escolha pessoas melhores que você para a sua equipe”, disse. Ao fim, ele convidou o público a participar de um vídeo, onde ele avisava que iria quebrar a indústria do refrigerante com a nova aposta da Wals, o KHappy Kombucha, que é um chá probiótico.

Já o palestrante Cristiano Kruel, que é head de inovação da unidade de inovação corporativa StartSe, lembrou que o mundo assiste ao nascimento de uma nova ciência de gestão para empreendimentos inovadores. Ele destacou que os negócios de sucesso serão aqueles capazes de beber da cultura das startups, mas também preservar aprendizados importantes dos negócios tradicionais.

“Não dá pra escolher um lado ou outro: vamos ter que unir velha e nova economia. Empresas modernas precisam ser híbridas”, alertou.

O palco do Do It Now também contou a presença de outros empreendedores, como Tallis Gomes, da Easy Taxi, Marcelo Lombardo, da Omiexperience; Mazé Lima, da Mazé Doces; e Andrea Lorio, da L’Oréal Brasil. Também palestraram a jornalista Leila Ferreira; Eliane Ramos, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH); Alessandra Alkmim, da ACminas e Erica Ariano, que falou sobre neurociência aplicada ao marketing.