E-commerce do mercado pet gira R$ 2 bilhões por ano

3 de outubro de 2018 às 0h05

img
IBGE aponta que há 52,5 milhões de cães de estimação no Brasil, 37,9 milhões de aves, 22,1 milhões de gatos, entre outros - Divulgação

Números do Instituto Pet Brasil indicam que o e-commerce já movimenta cerca R$ 2 bilhões por ano do mercado de pets. Os números atestam a força do segmento no Brasil. De acordo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 52,5 milhões de cães, 37,9 milhões de aves, 22,1 milhões de gatos, 18 milhões peixes e 2,2 milhões répteis e pequenos mamíferos no País. Com pouco mais de 30 mil lojas espalhadas pelo Brasil, o negócio é dominado pelas pequenas lojas.

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o segmento pet já é o 11º em tíquete médio de vendas on-line no Brasil, com gastos médios de R$ 177,46.

Vantagens – Segundo Reginaldo Stocco, CEO da startup Vhsys, que fornece software na nuvem para gestão empresarial, o custo-benefício de uma loja virtual, a facilidade de venda, a praticidade para os consumidores e as opções mais baratas são algumas das vantagens para quem quer abrir uma loja pet on-line, mas é preciso organização e uma gestão eficiente. “O Brasil é o terceiro maior país do mundo em faturamento no segmento, então, é um terreno fértil. Em alguns pet shops menores, sobra amor pelos animais, mas falta um pouco de consciência de plano de negócio. Por isso, são necessárias ferramentas para auxiliar a gestão, como controle financeiro, de compras e de estoque. Parece óbvio, mas esses softwares são cruciais para controlar a entrada de mercadorias, gerenciar e imprimir ordens de compras, consultar o andamento das ordens de compra, entre outras funções”, explica.

Utilizar sistemas de ponto de venda adequados é mais um conselho de Stocco. “Um grande diferencial para um pet shop, seja físico ou on-line, é um sistema PDV eficiente, que tem integração com o estoque e financeiro, pois ele vai otimizar o tempo gasto com rotinas administrativas do negócio. O sistema ainda permite a geração de relatórios precisos sobre as vendas em tempo real. É indispensável manter a organização do e-commerce, principalmente quando o fluxo de compras começa a aumentar”, orienta.

A Vhsys é uma startup paranaense que fornece um sistema on-line de gestão empresarial descomplicado para micro, pequenos e médios empresários. O sistema conta com módulos para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas, estoque, além de ter desenvolvido uma loja de aplicativos exclusivos para o software, ampliando suas funcionalidades para o cliente final. A empresa foi criada e é dirigida por Reginaldo e Luan Stocco. Com mais de 100 mil empresas que já utilizaram o sistema, a startup está localizada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Em 2018, recebeu certificado da Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail