Ecologia e cidadania na educação popular

22 de maio de 2019 às 0h01

Tilden Santiago *

Do modo como se “caminha” para o poder, se “exerce” o poder.

Se se caminha autoritariamente, o governo será autoritário. Se se caminha democraticamente, o governo será democrático. Se se caminha levando em conta o povo, escutando sua voz, seu sofrimento e sua luta, o governo será popular e guerreiro contra os opressores do povo, como reza o evangelho.
Se uma eleição acontece pelos métodos alienantes da Velha Política, esta continua no governo após a posse, impedindo o surgimento de uma Nova Política, que cresça apesar das “tiriricas” daninhas da velha, quase impossíveis de serem arrancadas de nossos quitais.

Eleitores elegeram Bolsonaro sonhando com uma Nova Política, a boa para o Brasil. Doce ilusão imaginar que ele iria acabar com o perverso sistema político brasileiro, a corrupção dos políticos, o toma-lá-dá-cá, a violência das armas, o crime organizado, a inércia dos partidos, a burocracia do Estado, os males da aposentadoria atual, a fome, a doença, a ignorância, o medo da miséria, a má distribuição de renda, o desemprego, o desmando dos poderosos e dos banqueiros e agiotas menores. Infelizmente perdemos a oportunidade de mudar nosso Brasil em 2018.

Não adianta chorarmos sobre o leite derramado! O homem já foi eleito. Contar com um impeachment de Bolsonaro é canto de sereia das oposições. Agora só nos resta nos prepararmos e sermos um povo altaneiro, de cabeça em pé nas próximas eleições municipais.

Em Contagem, tem gente se mexendo desde já. Lideranças, mulheres e homens, jovens, adultos e idosos estão articulando a construção de uma espécie de ONG, para levar adiante a educação popular das bases sociais, coisa que os partidos políticos não fazem mais, obcecados que estão apenas por um “poder pelo poder”. A Ekopolis se propõe promover a educação das classes populares organizadas ou não. O nome da ONG já aponta dois objetivos fundamentais: a educação ecológica integral – Eko – e a cidadã – Polis – cidadania, cidade. Visa promover a educação artística, esportiva, teatro, cinema, dança, educação ética, cultural, psicanalítica, familiar e espiritual, de natureza ecumênica, havendo tal demanda na comunidade.

A Ekopolis nasce com alguns focos principais no conteúdo das suas promoções: as realidades da mineração e seu caos criminoso, o projeto da “Deformação” da Previdência, que está surgindo, a realidade da corrupção sistêmica no País etc.

A pretensão é criar núcleos populares (Centros Regionais Ambientais – CRA e Polos de Cultura, a exemplo do que fizeram Gilberto Gil e Juca Ferreira no Ministério da Cultura, no governo Lula).

É uma educação popular voltada para a “ação” e não apenas uma “contemplação” da natureza e da cidadania, por esses núcleos populares – muitos já existentes mas isolados sem articulação.

A Ekopolis inicia seu trabalho dando prioridade à elaboração de um projeto de gestão que valorize o papel dos Conselhos Comunitários (Idosos, Criança e Adolescente, Segurança Alimentar, Assistência Social, Saúde, Educação, Mulheres, Deficientes Físicos, Atingidos de Barragens, Sem-Casa etc. Não será um projeto abstrato no papel. Terá como cenário o município de Contagem, que servirá de projeto-piloto, já que lideranças de outras cidades mineiras estão se interessando.

A Ekopolis, com esse projeto-piloto, acaba sendo uma resposta a duas incongruências da atual conjuntura nacional: 

1)    Se contrapor à política de desmonte de Bolsonaro dos avanços sociais da Constituinte de 87/88, consubstanciados na nossa Carta Magna – especialmente os Conselhos Populares;

2)    Estão colocando o carro na frente dos bois! Surgem dezenas de nomes como candidatos a prefeito sem a apresentação de um projeto de gestão administrativa para a cidade. Inclusive discutido desde agora com a população  e suas lideranças de bairro.

Quem quiser colaborar nessa empreitada humana, social e política que é a Ekopolis, em Contagem ou em sua cidade, a porta da ONG está aberta: institutoekopolis@gmail.com
 
*Jornalista, embaixador e militante

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail