Foto: Pxhere

São Paulo – Impressoras 3D são capazes de imprimir quase tudo: de paredes a alimentos. O uso dessa tecnologia no mercado de calçadista é foco do desafio lançado pela FCC, especializada em componentes e adesivos para calçados, por meio do Edital de Inovação para a Indústria. A empresa vai selecionar até três startups que apresentem projetos para impressão de solados com foco no design e na redução de peso do produto. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro no site do Edital.


Cada proposta escolhida terá financiamento de até R$ 200 mil e será executada durante 12 meses. A startup parceira será suprida pela FCC com os materiais necessários para desenvolvimento do projeto, assim como com a expertise da empresa em ciência dos materiais, caso seja necessário ajustar suas propriedades. A chamada pública também busca soluções inovadoras em design de um solado que não poderia ser fabricado com processo usual de injeção. Os produtos devem ser funcionais, atendendo os requisitos usuais.


A manufatura aditiva, uma das tecnologias da atual Indústria 4.0, deposita, camada a camada, material para elaboração das peças. Seu uso permite maior flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de novos produtos. O objetivo da chamada é desafiar startups a utilizarem essa tecnologia com elastômeros termoplásticos e outros materiais de dureza baixa, processo ainda difícil de ser realizado, o que vai beneficiar toda a indústria calçadista. O Brasil é o quarto maior produtor de calçados do mundo, com 900 milhões de pares ao ano.

Etapas – Na primeira fase de seleção, serão escolhidas 10 startups, que passarão para uma segunda etapa. A escolha das vencedoras será feita pela FCC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os projetos serão desenvolvidos na rede de 26 Institutos Senai de Inovação e de 58 Institutos Senai de Tecnologia espalhados pelo País.


Segundo o diretor de Inovação e Operações da FCC, Julio Schmitt, a empresa “acredita que a manufatura aditiva é o futuro da indústria, e que a impressão 3D é um dos caminhos que a indústria do calçado trilhará em busca desse objetivo”. Ele ressalta ainda que o “futuro também será construído com sinergias, obtidas por meio de iniciativas de inovação colaborativa, processo que FCC quer fazer parte”. “Para atingirmos nossas ambições, nos aliamos ao Senai, ao Sebrae e ao Sesi, aproveitando a experiência e abrangência dessas instituições, para lançar o Edital, buscando dar início nessa jornada na cadeia calçadista”, completa.


O gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai, Marcelo Prim, destaca o estímulo do Edital de Inovação a projetos relacionados à indústria 4.0. “Um dos grandes objetivos do Edital é aproximar grandes indústrias de startups para desenvolvimento da indústria 4.0. Acreditamos que a chamada da FCC vai justamente nesse sentido. Certamente vai acelerar o desenvolvimento de novos produtos e conceitos por meio de parceria com startups”, destaca.


“Trata-se de uma oportunidade para as startups desenvolverem soluções inovadoras, por meio de um desafio tecnológico colocado por grande empresa do setor calçadista, que recorreu ao Edital de Inovação para a Indústria. Ao predefinir as demandas de mercado, as grandes e médias indústrias conseguem uma maior assertividade na aplicação das soluções desenvolvidas pelos pequenos negócios. Com isso, o retorno do investimento é mais rápido, menos oneroso e mais efetivo”, assinala a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.