MM2032 fecha balanço de 2022 com ações efetivas

Movimento é idealizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO

28 de janeiro de 2023 às 0h29

img
Relatório da ONU ressalta medidas de mitigação do aquecimento global e ações para a adaptação às transformações | Crédito: Freepik

*Por Élida Ramirez

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para promover a consolidação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, instituídos pela ONU, completou cinco anos em 2022.  

De acordo com o coordenador do MM2032, Raimundo Soares, foram iniciadas 16 atividades pelos oito grupos de trabalhos que compõem o Comitê Executivo do MM2032: articulação; produção de dados; conteúdo jornalístico; material educativo; premiação alinhada à sustentabilidade, organização interna do movimento. Para Soares, além da quantidade e qualidade das entregas, o MM2023 cumpre seu papel provocativo. E explica que o movimento representa a sociedade que se organiza em seu papel de provocar o diálogo em busca de ações que articulem caminhos para as respostas do bem coletivo.

“Em 2022 conseguimos que os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário –    participassem do MM2032. Entraremos em 2023 com atenção especial ao advocacy. As iniciativas de impacto na sociedade precisam ter atenção especial. Já começamos a fazer isso ao solicitar a criação de uma Comissão de ODS e Agenda 2030 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E seguiremos conversando com setores e poderes públicos para reduzir a fome, a crise climática e outros problemas desse porte”, reforça, Soares.

O MM2032 traz um balanço das ações em 2022.

Comissão de ODSs e Agenda 2030 na ALMG-Em dezembro de 2022, o Grupo de Trabalho de Governo elaborou uma proposta de constituição da Comissão Extraordinária dos ODS e Agenda 2030 no âmbito da ALMG, colocando o MM2032 à disposição para integrar tal comissão. Na ocasião, foi entregue uma minuta de ofício ao deputado Antônio Carlos Arantes e o GT de Governo do MM2032 está comprometido com o andamento desse processo. O objetivo é ter espaço no Legislativo mineiro para que as pautas da Agenda 2030 avancem com mais facilidade. A iniciativa é inédita no País e pode servir de exemplo para as demais casas legislativas.

Educação

Outro destaque do MM2032 é o e-book educativo. Criado pelo GT de Educação, o material foi construído por meio de um mapeamento de ações como cursos, jogos interativos, oficinas, projetos e sites que dialogam com os ODS, constituindo ferramenta com potencialidade de gerar conhecimento por meio dos ambientes educacionais.

A proposta é oferecer orientações e sugestões para que educadores e profissionais de instituições de ensino de todos os níveis (fundamental, médio, técnico e superior) possam introduzir os ODS nas práticas educacionais, associando ao aprendizado cotidiano. Além disso, esse guia é voltado à população de diversas faixas etárias, incentivando a possibilidades de conhecer os ODS e a Agenda 2030.

O e-book tem 54 páginas e passa pela revisão final. Depois de finalizado, a intenção do MM2032 é distribuir o material gratuitamente nas escolas, por meio das Secretarias Municipais de Educação. É esperado que a comunidade escolar seja multiplicadora para que a sociedade visualize os ODS e a Agenda 2030 como caminho para buscar um desenvolvimento sustentável que depende da contribuição de toda a população.

Parcerias com o Terceiro Setor

O GT do Terceiro Setor, por meio da articulação da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), atuou em iniciativas voltadas para o fomento da cultura de doar por meio de ações como #DoaMG, uma versão estadual do Dia de Doar, realizado em todo o País. A Fundamig, Conectidea, Minas Voluntários, o Idealist.org, CeMAIS conseguiram captar doações, além de articular conexões entre iniciativas e ideias para fortalecimento das doações, do voluntariado e das tecnologias do setor em Minas Gerais.

Padronização de dados dos ODS

Outra iniciativa do MM2032 no ano passado foi desenvolvida pelo GT de Cenário e Avaliação das ODS em Minas Gerais. Estudantes da UFMG e representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) e da Seal – também participantes do MM2032 –  padronizaram os índices de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) disponíveis e criaram filtros para gerar dados que mostrem a realidade dos ODS no Estado. Até então, os dados estavam em bases diferentes de cálculos e não era possível compará-los.

Para facilitar as análises, os especialistas criaram o padrão de notas. A padronização dos índices dos ODS em uma mesma escala para efeito comparativo é fundamental para que se avalie o cenário e sejam criadas metas para transformá-los de forma mais eficaz. A intenção é que tais dados sejam periodicamente atualizados e fiquem disponíveis em uma biblioteca virtual para toda a sociedade.

Agenda 2030 no interior

Com o objetivo de levar a Agenda 2030 para o interior e criar uma rede de projetos e ações sustentáveis em inovação e tecnologia, educação, meio ambiente, turismo e cultura, o GT de Interiorização trabalhou ampliando a rede de participação do MM2032 nas regiões Centro-Oeste, Zona da Mata e Norte de Minas. Atualmente, são três cidades polo do interior participando com cerca de 15 voluntários fixos, fora da capital. Foram desenvolvidos diversos projetos e ações, destacando-se as áreas de inovação e tecnologia, turismo e cultura, educação, meio ambiente e capacitação profissional.

O mais importante foi a sinergia alcançada entre as três regiões do Estado, com transferência de conhecimentos, experiências e parcerias estabelecidas. Pode-se citar a abertura em andamento de um escritório do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatael), que fica em Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado, e em Montes Claros. A ideia é potencializar a criação, fortalecimento e desenvolvimento de empresas ou projetos inovadores de base tecnológica no Norte de Minas.

Outro bom resultado deverá ser alcançado na área de cultura e turismo envolvendo os três municípios polo, com a interação com o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e entidades privada, como a Abrasel e o Convention & Visitors Bureau.

Expectativas para os próximos anos

Em 2023, o GT03 se propõe a continuar colaborando com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCMG), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Fundamig para destinar recursos do Imposto de Renda para pessoas necessitadas em Minas Gerais.

Entre 2023 e 2025, o MM2032 apoiará programas educativos com protagonismo de jovens líderes da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), do DIÁRIO DO COMÉRCIO e também da atuação do Conselho de Educação da Associação Comercial de MG (ACMinas). Entre esses programas estão a revitalização de Cidades-Jardins na Região Metropolitana de BH e o Projeto Estadual de Arborização, idealizado pelo candidato a Prêmio Nobel da Paz, Alysson Paulinelli.

Instituições de destaque

Há destaque também para a participação essencial para o MM2032 de instituições de nível superior com projeção internacional como a UFMG, Inatel, Unimontes, PUC-Minas, Cefet-MG e a Universidad Nacional de Córdoba (UNC – ARG), cuja parceria beneficia setores como o de Tecnologias para as Pessoas com Necessidades Especiais.

Neste setor, Santa Rita do Sapucaí e Montes Claros são as cidades mais atuantes desde 2010 pela ação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Rotary Contagem.

Os Rotary Contagem e Montes Claros, a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) e o Cefet-MG são entidades que, lideradas pelo Sindvel-Fiemg, de Santa Rita do Sapucaí, prospectaram a aplicação da Agenda 2030 nas regiões de Jujuy e Rafaela, na Argentina. Somadas essas duas missões internacionais, foram 20 dias estabelecendo parcerias importantes com prefeituras, associações empresariais e universidades graças ao apoio do INTI e sua rede nacional de tecnologia.

Outras prioridades

Projetos como Cidades Inteligentes, Cidades Criativas, Capitalismo Consciente e Movimento dos Idealistas – este último iniciado em Divinópolis – estão entre as prioridades do Grupo de Interiorização e Regionalização da Agenda 2030 do Movimento Minas 2032.

Um novo olhar para um futuro melhor do planeta

Para a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO e coordenadora do MM2032, Adriana Muls, todas as ações práticas, de mobilização, de educação ou de articulação são fundamentais porque ampliam o processo participativo na construção de um mundo mais justo e sustentável.

“Colocar os temas dos ODSs e Agenda 2030 em nossas preocupações diárias plantam semente de futuros cidadãos mais engajados e responsáveis. É imprescindível para a sobrevivência do planeta que toda a sociedade se articule em ações que atinjam pessoas em classes sociais e gerações. Em 2022, percebemos que o Movimento Minas alcançou esse estágio de amadurecimento. Queremos capilarizar ações e amplificar essa voz com participação efetiva de lideranças audazes que desejem fazer Minas avançar sendo exemplo no Brasil e no mundo. Precisamos de todos juntos”, convoca a presidente.

Ela destaca ainda o senso de urgência e união que o ano de 2023 exige. De acordo com a presidente, o modelo de desenvolvimento precisa ser sustentável para que seja viável e longevo. E que é fundamental despertar consciências de que estamos todos interligados e que é agora a hora de “tangibilizar” soluções. Adriana Muls reforça que todos os mineiros têm espaço para essa transformação que já começou de forma pioneira em Minas Gerais com a criação do MM2032. E convida empresários, Terceiro Setor e  sociedade civil a participarem do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global.

Quem quiser participar do MM2032 pode enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: movimentominas2032@diariodocomercio.com.br.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail