Sustentabilidade ancora Andrade Gutierrez

6 de abril de 2023 às 0h19

img
Crédito: Adobe Stock

A construção é um setor historicamente não sustentável, mas hoje é possível encontrar diversas tecnologias capazes de mudar essa realidade. Há soluções de inovação que podem proporcionar práticas sustentáveis dentro e fora das obras, aumentando a qualidade das construções, além de reduzir custos.

Desde o planejamento da obra, é importante pensar em como ela será executada e adotar métodos sustentáveis em cada etapa. Soluções como a da Magnetic Water, que promove a redução do uso de cimento e aditivos no concreto, e a da Mentor Construção, que desenvolveu uma solução de planejamento e controle da produção de forma digital, gerando uma relevante diminuição da impressão de papel nos canteiros, são exemplos de como é possível aplicar a sustentabilidade em diversas etapas da obra. As duas empresas participaram do Vetor AG, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez, que busca novas soluções para o setor da engenharia e construção.

“Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob esse viés e os benefícios contemplam a sociedade como um todo, do ponto de vista ambiental, e o próprio empreendimento em si, que se torna mais moderno, eficiente, racional e sustentável”, afirma o gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, André Medina.

Atualmente, o programa é a porta de entrada para diversas soluções sustentáveis no mercado de engenharia. Participantes do programa, como a Levitar e a Sunew, desenvolveram projetos importantes que estão sendo aproveitados em obras da empresa.

A Levitar, por exemplo, utilizou a tecnologia de drones para fazer o lançamento dos cabos nas obras de Linha de Transmissão construídas pela Andrade, reduzindo em 68% o desmatamento planejado no projeto inicial.

Já a Sunew desenvolveu uma tecnologia importante, conhecida como OPV (sigla para organic photovoltaics, ou filme fotovoltaico orgânico), que gera energia renovável e limpa em diferentes tipos de ambientes, com alta capacidade de produção energética.

As soluções apresentadas pelo programa de inovação mostram como é possível adotar práticas sustentáveis na engenharia e construção, contribuindo para um futuro mais amigo do meio ambiente. Ao investir em tecnologias inovadoras e sustentáveis, a Andrade Gutierrez demonstra seu compromisso com a preservação e com o desenvolvimento consciente do mercado.

Além disso, muitas das soluções hoje utilizadas em obras não são originárias do setor de engenharia. “Por meio do Vetor AG, as startups adaptam as tecnologias e as aperfeiçoam para que seja possível inovar nas obras. A PWTech, por exemplo, participante do 4º ciclo do programa, possui uma tecnologia de baixo custo capaz de tornar próprias para o consumo humano águas não potáveis e até contaminadas”, conclui o gerente de Inovação. A tecnologia, com potencial de ser aplicada em diversos setores, foi comprada pela Unops, braço da ONU para implementação de serviços de ajuda humanitária, ajudando cerca de 10 mil ucranianos. A solução também está implementada nas obras da Andrade Gutierrez.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail