Empresa desenvolve plataforma para otimizar negociação de precatórios no Brasil

21 de novembro de 2018 às 0h04

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Rodrigues: Mercatório busca os dados que estão dispersos em várias fontes - Foto: Divulgação

A possibilidade recente de pagar dívidas tributárias com precatórios, ordens de pagamento emitidas pelo Judiciário para a quitação de débitos do Estado decorrentes de uma condenação judicial definitiva, tem levado empresários e investidores a acompanharem a evolução desse mercado bilionário, estimado em mais de R$ 160 bilhões. E a utilização da tecnologia nesse processo tem aumentado o número de negociações, já que a plataforma criada pela Mercatório oferece soluções em todas as fases, de pesquisa a negociação, de análise do processo até a conexão e a transferência de valores.

Com o objetivo de mudar a forma como as pessoas observam e negociam no mercado de precatórios, foi criada por quatro jovens empreendedores a Mercatório. A startup/fintech desenvolveu uma plataforma exclusiva que busca, no mercado e nos tribunais de Justiça, informações para os credores e soluções tecnológicas para os compradores. “Iniciamos nossa trajetória este ano com um grande desafio: ser uma nova solução para o mercado de precatórios”, explica o diretor operacional da Mercatório, Breno Rodrigues.

Segundo Rodrigues, como o mercado de precatórios ainda é um desconhecido para grande parte do público, as várias oportunidades de negócios não são concluídas por falta de informação e de confiança entre as partes. A expectativa da Mercatório é que, trazendo tecnologia para esse mercado, um maior número de negociações aconteça, já que a plataforma criada pela empresa oferece soluções em todas as fases, da pesquisa à negociação, de análise do processo até a conexão e a transferência de valores.

“A Mercatório busca os dados que estão dispersos em várias fontes e agrupa as informações facilitando a tomada de decisão do comprador. Verificamos que faltava informação para todas as partes e fases envolvidas no negócio. Os compradores tinham que lidar com sites de tribunais instáveis e que, às vezes, não traziam todas as informações necessárias para a concretização do negócio. Já os credores que vendiam os precatórios não sabiam onde encontrar as informações sobre seu processo nem como atualizar o valor do crédito”, complementa Rodrigues.

Para utilizar a plataforma da Mercatório, os clientes pagam mensalidade e o valor é de acordo com o porte e número de usuários. A plataforma é customizada de acordo com o perfil e necessidade do cliente. Os interessados podem testar a ferramenta por três meses e customizá-la ao final do período. Depois de um ano de mercado, a empresa já atende clientes de grande porte com contratos de confidencialidade e tem expectativa de crescer 250% no segundo ano de operações, ultrapassando R$ 1 milhão no faturamento.

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