Empresários devem investir menos

27 de abril de 2019 às 0h05

img
Créditos: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

O fraco desempenho da economia brasileira frustrou as expectativas da indústria da construção e derrubou o apetite dos empresários para investir nos próximos seis meses.

A Sondagem da Indústria da Construção de março da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na sexta-feira, mostra queda no índice de intenção de investimento, que passou de 34,0 para 32,8 pontos entre fevereiro e março. Numa escala que vai de 0 a 100, quanto menor o índice, menor é a disposição para investir.

O índice de investimento vem em queda desde janeiro, quando ele havia ficado em 38,0 pontos, o maior valor dos últimos quatro anos. A pesquisa revela ainda que os indicadores de atividade, emprego e utilização da capacidade operacional mostram a estagnação que recai sobre a construção.

“A indústria da construção tem enfrentado problemas que são reflexo da baixa atividade econômica do Brasil. Com expectativas frustradas, os empresários se tornaram menos dispostos a assumir riscos, o que comprometeu os investimentos na indústria da construção”, afirma a economista da CNI, Dea Fioravante.

De acordo com a pesquisa, houve uma pequena melhora em março nos índices de atividade e emprego, na comparação com fevereiro. O índice do nível de atividade passou de 44,3 pontos para 44,5 pontos e o de emprego, de 42,9 pontos para 43,7 pontos. Numa escala que varia de 0 a 100, valores abaixo de 50 indicam queda no nível de atividade. Assim, apesar da leve melhora, os indicadores ainda refletem dificuldade de recuperação.

Capacidade – A Utilização da Capacidade Operacional (UCO), por sua vez, registrou 57% em março, mesmo percentual registrado há um ano, e um acréscimo de um ponto percentual em relação a fevereiro. A permanência desse indicador no mesmo patamar de um ano atrás torna evidente a estagnação da construção. A UCO permanece estagnada, com elevada ociosidade, e ainda está abaixo da média histórica de 62%.

Na prática, a baixa utilização da capacidade operacional significa a existência de máquinas paradas e de trabalhadores produzindo menos do que poderiam.

Aportes – O índice de intenção de investimento (compras de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, inovação de produto ou processo) caiu pela terceira vez consecutiva. O indicador registra 32,8 pontos em abril, queda de 1,2 ponto em relação a março e 2,4 pontos abaixo do registrado há 12 meses. O índice varia de 0 a 100 pontos e quanto maior o valor, maior a disposição para fazer investimentos.

O indicador ainda permanece acima da média histórica, em 0,9 ponto, mas as quedas sucessivas mostram que a disposição a investir do empresário da construção está diminuindo rapidamente.

Condições financeiras – A satisfação em relação a condições financeiras que havia melhorado – os índices aumentaram continuamente no decorrer de 2018 – regrediu em março.

O índice de situação financeira registrou 38,9 pontos no fechamento do primeiro trimestre, após queda de 2,5 pontos em relação ao trimestre anterior.

O indicador de satisfação com a margem de lucro operacional sofreu queda de 3,3 pontos e fechou o trimestre com 33,2 pontos. Ambos os indicadores registraram resultados piores do que há um ano.

O indicador de facilidade de acesso ao crédito também caiu – passando de 34 pontos no quarto trimestre de 2018 para 31,7 pontos no primeiro de 2019. Em todos os casos, numa escala que vai de 0 a 100, valores abaixo dos 50 pontos indicam insatisfação.

Índice de confiança tem queda

Além da queda nos indicadores referentes a março, a Sondagem da Construção revela que os empresários da indústria da construção estão menos otimistas em relação aos próximos seis meses. Todos os indicadores de expectativas sofrem queda e se aproximaram da linha divisória de 50 pontos.

Outro índice em queda é o de Confiança do Empresário da Construção (Icei-Construção). Ele registrou 56,4 pontos em abril, 3,4 pontos a menos do que o registrado em março. O nível de confiança se aproximou da linha divisória de 50 pontos, mas ainda permanece acima desta e da média histórica, de 53,3 pontos. Entretanto, a segunda queda consecutiva evidencia que o empresário está mais inseguro em relação ao crescimento do setor.

A queda no Icei foi provocada, principalmente, pelos indicadores de condições e expectativas relacionadas à economia brasileira, que caíram 4,5 e 5,1 pontos, respectivamente, na comparação mensal. Os indicadores que refletem a situação e expectativas das empresas também recuaram, porém em menor magnitude.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail