O Espetto Carioca – rede de bares e restaurantes especializada em espetos – inaugura uma novíssima loja em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, no dia 15 de janeiro. Além da boa localização, a marca aposta no potencial de mercado da região. A nova unidade tem um investimento na ordem de R$ 400 mil, com uma área de 275m². O projeto arquitetônico é assinado pela Camila Saavedra.

O franqueado da nova loja, Jary de Oliveira Jr, acredita que a unidade de Juiz de Fora tem tudo para ser um sucesso. “Antes de abrir fizemos um estudo de potencial de mercado e de análise de ponto. Estamos em uma ótima localização, próximo ao burburinho da cidade. Eu acredito na marca Espetto e estou muito otimista”, avalia.

Com a abertura de Juiz de Fora, a rede segue seu plano de expansão e celebra sua 30ª unidade. Com 25 lojas no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo (Campinas, Piracicaba, Guarulhos e Jardins), a marca espera um aumento de 30% no faturamento em 2019 e prevê inaugurar 18 novas unidades até o final do ano.

“O vigoroso crescimento da rede se deve a alguns fatores, entre eles: o suporte 360º que é dado ao franqueado em todas as áreas, o forte trabalho da equipe de expansão da rede e ao espírito de equipe, um dos valores que incentivamos dentro da empresa e procuramos levar aos nossos 950 colaboradores. Essas diretrizes estão diretamente ligadas ao sucesso da empresa”, afirma o presidente da rede Espetto Carioca, Leandro Souza.

Com a inauguração da unidade em Juiz de Fora, o Espetto Carioca se coloca como um dos melhores investimentos do mercado de franquias. Em 2018, o faturamento da rede foi de R$ 72 milhões, um crescimento de 13,61% frente o ano de 2017.

O cardápio da nova unidade vai apresentar mais de 50 opções de Espettos que variam entre Tradicionais (Espetto de Carne – R$ 9,95; Espetto de costela suína – R$ 9,95), Premium (Espetto de Medalhão de carne – R$ 13,95; Espetto de Medalhão de frango – R$ 13,95; Espetto de camarão – R$ 14,95) e Doces (Espetto de Banana Canoa – R$ 10,95) e Frito (Brasileirinho, bolinho de feijoada com couve e linguiça. Acompanha geleia de pimenta defumada – R$ 15,95).

A marca dispõe de diversos modelos de franquias – a partir de R$ 230 mil -, como por exemplo a loja de conveniência (formato contêiner), quiosque, fast e bar e restaurante. Cada proposta de franquia é pensada para atender aos mais variados tipos de franqueados e se adaptam a qualquer ambiente.

Com sua rede consolidada no mercado nacional, o Espetto Carioca já estuda expandir seus negócios para o exterior, mais precisamente as cidades de Orlando (Estados Unidos), Lisboa (Portugal) e Bogotá (Colômbia), com investimento de US$ 300 mil, 200 mil euros e R$ 500 mil, respectivamente.

Linha do tempo – “Quando voltei dos Estados Unidos, após uma temporada de muito trabalho por lá, resolvi que deveria investir minhas economias na abertura do meu próprio negócio. Levei mais ou menos um ano para entender o que poderia abrir, o que seria o diferente naquele momento aqui no Brasil. Como eu gostava muito de churrasquinho, chamei dois amigos e tive a ideia! Por que não tirar esse espeto da rua e levar para uma loja transada? Depois que abri o primeiro, como uma microempresa individual, e dois amigos. Nosso intuito foi sofisticar o espeto!”, revela Leandro Souza, sócio-fundador do Espetto Carioca.

No final de 2009, o empresário encontrou ponto com grande potencial, no condomínio Barra Sul (Recreio – Zona Oeste), onde o total de moradores atingia 20 mil pessoas. O sucesso foi imediato, a partir da primeira unidade, a marca começou a receber propostas de amigos que queriam abrir novas unidades. A segunda loja veio dois anos depois, e a terceira, em 2012.

Ambas na região do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, momento em que a marca ficou realmente conhecida pelo grande público.

Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro Souza e os sócios começaram a fazer alguns cursos de franquia e contrataram uma empresa, que levou pouco mais de um ano para formatar o modelo de negócio do Espetto Carioca. Em 2012, a marca ingressou no sistema de franquias.