Exposição destaca importância de commodity para a economia mineira

2 de novembro de 2018 às 0h01

img
Café. Foto: Cleverson Beje

A produção de café no Brasil em 2018 deve superar a safra 2016/2017 (51,9 milhões de sacas), podendo atingir 59,9 milhões de sacas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Grande parte dessa produção conquistou o mundo graças a Minas Gerais, que contribui com 53,22% da produção nacional – cerca de 31,88 milhões de sacas, segundo a Conab – e exporta os grãos para mais de 60 países. A venda internacional garante que aproximadamente 19% do café consumido no mundo vem do Estado.

Para destacar a importância do café em Minas, será realizada, entre os dias 5 e 18 de novembro, a “Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber”, que ficará montada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

“O consumidor até conhece o nosso café, ele é Top of Mind como um dos mais lembrados, mas não sabe os detalhes da cadeia de produção e o tamanho que esse segmento representa na economia”, revela Cláudio Câmpara Alves, coordenador administrativo do Sindicado das Indústrias de Café de Minas Gerais (Sindicafé).

Ele conta que a entidade tem uma grande expectativa com a exposição pela forma inovadora que as informações serão apresentadas pela cultura cafeeira mineira e brasileira. “O público poderá conhecer mais e consumir um café com a qualidade desejada”.

De acordo com o diretor do Grupo Asas, Marcus Ferreira, a ideia do evento é mostrar, de forma interativa e tecnológica, que o café é universo representativo e muito interessante. Para ele, o mineiro tem muito que se orgulhar do seu produto, afinal, uma a cada quatro xícaras de café consumidas no mundo por ano vem da produção mineira.

“Por meio de vivências inovadoras e consistentes iremos apresentar informações para melhor qualificar o consumidor para as suas escolhas. Outro aspecto de extrema relevância é reforçar, entre os próprios produtores, as boas práticas tecnológicas e ambientais que, cada vez mais, agregam valor ao nosso produto à frente dos demais mercados”, comenta. “Esperamos que a exposição represente para crianças, jovens e adultos, uma imersão saborosa no universo de um de nossos principais produtos”.

Paixão nacional – A história do café no País começou em 1727, quando mudas de café foram trazidas da Guiana Francesa para o Pará, na região Norte do País. Mas foi na região Sudeste, em especial Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, que a pequena fruta escura de gosto marcante encontrou as melhores condições – clima e altitude – essenciais para seu cultivo e produção da bebida.

O café que caiu no gosto do brasileiro ganhou outros países e coloca hoje o Brasil como maior produtor mundial dos tipos Arábica e Robusta, responsável por 59,9 milhões (35,69%) das quase 165 milhões de sacas de café que serão produzidas neste ano em todo mundo, e principal exportador de café Arábica. Já o Vietnã ocupa a liderança na produção do café Robusta e o terceiro lugar na produção mundial, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda).

A Europa representa o principal mercado importador, responsável pela compra de 54% do total embarcado do produto brasileiro. De acordo com o Usda, os países mais desenvolvidos do mundo, em sua maioria, não são produtores de café e são os que mais importam café brasileiro, como é o caso da Alemanha (que também é reexportador), Estados Unidos e Itália, que absorvem 50% do café exportado pelo Brasil. Estão também na lista dos importadores: Bélgica, Japão, Espanha, Rússia e França. Para a América do Norte, foram 24% do total de sacas exportadas, 16% para a Ásia e 3% para a América do Sul. Já o Brasil não se enquadra entre os países que importam café em grãos no mercado mundial.

Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), a Finlândia é o país que mais consome por ano a bebida no mundo por pessoa – 12 quilos -, seguido pela Noruega, com 9,9 quilos, e Islândia, com 9 quilos.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail