Feiras são ótima estratégia para fomentar negócios

31 de maio de 2019 às 0h02

As feiras são uma ótima estratégia para fomentar novas oportunidades de negócios, incentivar relacionamento entre executivos, estimular o surgimento com a ampliação e diversificação de empreendimentos. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB), em parceria com o Sebrae, revelou a promoção de aproximadamente 325 mil eventos brasileiros ao ano, movimentando cerca de R$ 3,7 bilhões em negócios com mais de 730 mil empregos diretos e indiretos.

As feiras diversificam o ambiente corporativo e caracterizam um fenômeno conhecido como “Turismo de negócio”, setor em franca expansão. O Ministério do Turismo (MTur) estima que 25,3% dos turistas no País são motivados por negócios, investindo US$ 102,18, enquanto os viajantes, à lazer, consomem US$ 68,55 por ano. A região Sudeste se destaca pela promoção do maior número de feiras, sendo São Paulo o estado com mais eventos.

Os benefícios se convertem em oportunidades para o mercado local, uma vez que os viajantes gastam com hospedagem, alimentação e conveniências, aumentando a arrecadação de impostos, pois, normalmente, o turista de negócios requer notas fiscais para comprovação de despesas. Os eventos de negócio funcionam como ferramenta de marketing em decorrência da divulgação em mídias e, muitas vezes, estimulam o retorno do turista para lazer e a recomendação da cidade como destino de viagem.

A proposta das feiras é gerar a possibilidade de adquirir equipamentos, apresentar serviços e produtos, promover negócios, conhecimento e fomentar o empreendedorismo. Cada evento é projetado de uma maneira diferente, considerando a cultura e a dinâmica econômica local.

O segmento brasileiro de beleza cresce consideravelmente, ocupando o 3º maior mercado consumidor mundial, atrás apenas do Japão e EUA. Uma pesquisa do Sebrae revelou que 342 mil salões de beleza são registrados formalmente, sendo 286 mil deles como microempreendedores. As feiras de beleza se tornaram uma grande oportunidade para fortalecer o setor, aprimorar a visão comercial e a capacidade de ajustar a gestão de negócios para os empreendedores e profissionais de beleza.

O diretor da Fire Eventos, Alexandre Araújo, responsável pela produção da tradicional “Professional Fair – Feira Profissional de Beleza”, considerada a maior feira brasileira de beleza do Brasil fora de São Paulo e a Estética e Micro – maior evento do segmento no Brasil, ambos realizados em Belo Horizonte, explica que as feiras são uma excelente oportunidade para os profissionais agregarem conhecimento, ficando por dentro dos lançamentos de produtos e tendências para o mercado nacional e internacional.

Responsável pela organização de outros eventos do segmento, como os de barbearia, o Barber Week, promovido em São Paulo, Araújo afirma que a maior dificuldade do setor, não está só na concorrência, pois o mercado da beleza está em constante crescimento e habituado à chegada de novos produtos.

“É um tipo de serviço que requer preocupação constante com a qualidade e inovação, sendo, sempre necessário um diferencial para aprimorar o atendimento aos clientes“, analisa.

Consolidada como uma referência no segmento nacional de beleza, a “Professional Fair“ está em sua 16ª edição, de 7 a 9 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte. Na última edição, movimentou mais de R$ 19 milhões em negócios.

“Durante os três dias de evento no ano passado, foram mais de 55 mil visitantes, promovendo parcerias, projetos e ações entre os diversos empresários, inclusive com aqueles de outros estados, principalmente, na região Sudeste e que desejam investir no segmento para representar e distribuir as marcas em suas regiões” observa.

A organização também destacar que as feiras ainda contribuem para a formação de novos mercados, possibilitando intercâmbio de mercadoria e serviços entre compradores, vendedores e empreendedores, assumindo uma importância significativa no crescimento econômico nacional.

As feiras também contribuem para a formação de novos mercados, possibilitando intercâmbio de mercadoria e serviços entre compradores, vendedores e empreendedores, assumindo uma importância significativa no crescimento econômico nacional.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail