Crédito: Divulgação

A Fertilizantes Tocantins, controlado pelo grupo suíço EuroChem, inaugura amanhã em Araguari, no Triangulo Mineiro, uma planta com capacidade de até 6 mil toneladas por dia. O investimento no projeto atingiu R$ 91 milhões, de acordo com a empresa, em nota.

A fábrica de Araguari está construída num terreno de 158 mil metros quadrados, com área de fábrica de 27 mil metros quadrados. A capacidade de armazenagem estática é de 100 mil toneladas. De acordo com a empresa, serão criados 200 empregos diretos e indiretos.

“A localização é outro diferencial importante, isto porque a unidade da FTO (Fertilizantes Tocantins) em Minas Gerais é uma das poucas no interior do Brasil diretamente conectada ao porto. A matéria-prima sai do porto de Vitória (ES) e é transportada por ferrovia até o terminal da VLI em Araguari e de lá, por meio de um sistema de correias, chega até a fábrica. Além disso, está preparada para receber matéria-prima via transporte rodoviário de maneira simultânea à descarga ferroviária”, informa.

Ao todo, a planta poderá receber 8 mil toneladas de matéria-prima por dia. “A parceria com a FTO reforça nosso compromisso em oferecer soluções logísticas integradas. Trata-se de um incremento relevante em nossa movimentação para o setor de fertilizantes”, destaca Fabiano Lorenzi, diretor Comercial da VLI.

O CEO da Fertilizantes Tocantins, José Eduardo Motta, explica, em nota, que “a inauguração da fábrica de Araguari marca a entrada da Fertilizantes Tocantins na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, que é um mercado muito importante para nosso posicionamento estratégico no País. Com isso, estamos completando com sucesso o nosso plano de investimentos que foi definido no Brasil”. José Eduardo refere-se à inauguração, em 2018, de outras duas fábricas: Sinop (MT) e Catalão (GO). “Nosso foco agora está na consolidação destes novos mercados para que possamos continuar a alavancar o crescimento da empresa de maneira sustentável no longo prazo”.

A chegada das empresas em Minas Gerais, que possui um mercado potencial anual de 4 milhões de toneladas de fertilizantes, tem como objetivo ocupar uma posição de destaque de forma ágil e eficiente. Para suprir esta demanda, a fábrica de Araguari será inaugurada com sua capacidade máxima de estocagem, informa a Fertilizantes Tocantins.

Produtos especiais – Com o objetivo de atender as variadas culturas existentes na região, além dos fertilizantes convencionais, a nova unidade de Araguari está preparada para oferecer ao mercado sua linha de produtos especiais produzidos na Europa pela EuroChem, tais como o Nitrofoska (NPK no grão nitrogenado de base nítrica), CAN (Nitrato de Amônio e Cálcio), NPS (Nitrogênio, Fósforo e Enxofre em um mesmo grão) que complementam a linha de produtos especiais da Fertilizantes Tocantins.