Divulgação

Exatos 15 dias antes do início das coletivas de imprensa, a Ford reuniu os jornalistas na última terça-feira para antecipar os modelos que estarão em evidência em seu estande no Salão Internacional do Automóvel. Comandado por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, o evento apresentou uma nova versão do SUV Edge, a ST, uma versão Titanium do EcoSport sem o pneu estepe na porta do porta-malas e um novo SUV médio, o Territory, desenvolvido na China em parceria com a Jiangling Motors Corporation (JMC). A picape Ranger será apresentada em duas versões conceito, Storm e Black. Outro conceito é uma versão aventureira para o Ka Sedan, a Urban Warrior e, fechando a lista, três modelos para encher os olhos: o novo Fusion Energi, versão híbrida plug-in do sedan, a F-150 Raptor, picape off-road de alta performance da marca e o Mustang GT Premium, o esportivo icônico da Ford.

Novo Edge ST 2019

Este é o primeiro modelo a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de veículos de alto desempenho da marca, sendo também o SUV a estrear essa alcunha em todo o portfólio da Ford no mundo. Seu conjunto mecânico é composto pelo motor V6 2.7 EcoBoost biturbo com 335 cv e torque de 534 Nm, câmbio automático de oito marchas, tração nas quatro rodas com controle inteligente e suspensão com acerto esportivo. Oferece modo de condução Sport que propicia respostas mais agressivas nas acelerações, nas trocas e reduções das marchas e torna o ronco do motor mais esportivo.

A novidade também já conta com mudanças estéticas do ano, novo capô, faróis em LED com elementos exclusivos, ampla grade dianteira, saias laterais, saídas duplas de escape e rodas de 21 polegadas. Ele vem com central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e bandeja de carregamento sem fio para celular. Sistema de áudio premium B&O Play da Harman com 12 alto-falantes completa o conjunto de entretenimento.

Tecnologias de assistência ao motorista habilitam o Edge ao primeiro nível de automação, entre elas, assistência de manobras evasivas e o piloto automático adaptativo com “stop-and-go”. Versão começará a ser vendida durante o evento, em princípio para proprietários dos modelos Ford, e depois do Salão do Automóvel, para os demais consumidores.

EcoSport Titanium

A grande diferença da versão será ausência do pneu estepe externo fixado à tampa traseira, uma marca registrada do modelo desde o seu lançamento. Tratado pela montadora como um “conceito” a ser avaliado quanto à aceitação do público, durante a exposição, é na verdade o modelo já existente em outros mercados, e aqui no Brasil, será apenas uma versão. No caso, ela não terá estepe, pois contará com pneus reforçados “run flat” que rodam sem pressão por até 80 km de distância e em velocidade máxima de 80km/h.

Ford Territory

Desenvolvido para os mercados emergentes, o utilitário esportivo médio tem lançamento programado para o início de 2019 na China e será exibido aqui para testar a receptividade do público brasileiro. De porte semelhante ao Jeep Compass, poderá ser produzido em Pacheco, Argentina (informação negada por executivos da marca), provavelmente no lugar do Focus, pois este sairá de linha ano que vem.

O novo SUV da Ford conta com um conjunto inédito de tecnologias de assistência ao motorista, o Co-Pilot360. Alerta de colisão com sistema autônomo de frenagem, monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa, câmera de ré e farol alto automático. Além disso, tem piloto automático adaptativo, assistente de partida em rampa e estacionamento automático. Seu sistema multimídia possui duas telas, uma de 10,25 polegadas, instalada no console central e outra menor no painel de instrumentos que pode espelhar as informações da tela maior. Conjunto mecânico e dados técnicos do modelo que poderá vir para o Brasil não foram antecipados.

Conceitos promissores

As montadoras aproveitam a grande audiência do Salão do Automóvel para testar novas versões também. Neste, a Ford irá expor uma variante aventureira do Ka sedan, a Urban Warrior. Basicamente ela terá as alterações da versão FreeStyle do Ka hatch. Faróis com máscara negra, molduras das caixas de roda e das portas na cor preta e grade dianteira cinza. As rodas de liga leve de 15 polegadas seguem a mesma linha, em cinza perolizado.

Além de central multimídia SYNC 3 com tela capacitiva de 6,5 polegadas, a versão vem equipada com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e interior com bancos em material que imita couro. O motor é o 1.5 Ti-VCT (136 cv de potência com etanol) acoplado ao câmbio automático de seis velocidades.

As outras versões a serem testadas são da picape Range. A Ranger Storm é um conceito com apliques off-road. Alargadores de para-lama, rack de teto com iluminação em LED, snorkel, capota marítima, santantônio, estribos laterais tipo plataforma, para-choques off-road e ganchos de reboque, entre muitos outros detalhes estéticos e funcionais. A carroceria pintada na cor vermelho Toscana com diversos grafismos e áreas em preto fosco e as rodas de liga leve de 17 com pneus Pirelli MTR Scorpion 285/70 R17 reforçam o caráter fora de estrada da picape.

A Ranger Black Concept, como diz o nome, tem como tema dominante a cor preta que está presente na carroceria, rodas, retrovisores, maçanetas e estribos elétricos, além dos faróis com máscara negra. Destaque para a grade dianteira com um emblema da Ford fundido em estilo vintage ao centro, detalhe aplicado na tampa traseira também. Os suportes dos retrovisores e maçanetas com desenho exclusivo são outros elementos que destacam a versão.

Carros-show

A cereja do bolo dos salões são os carros que fazem o público sonhar. A Ford apresentará o sedan híbrido plu-in Fusion Energi, a picape off-road F-150 Raptor e o esportivo Mustang GT Premium.

O Fusion Energi 2019 combina dois motores, um 2.0 a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 190 cv. Por ser plug-in, a versão permite que a bateria também seja recarregada na tomada. Sua principal novidade é justamente a bateria de íons de lítio refrigerada a ar de 9,0 kW/h, ela aumenta em cerca de 20% a autonomia no modo elétrico em relação ao modelo anterior.

A Ford F-150 Raptor tem carroceria em liga de alumínio de nível militar de alta resistência. Seu motor é o V6 3.5 EcoBoost biturbo de 450 cv de potência e 70,46 kgfm de torque a 3.500 rpm, e é acoplado à transmissão automática de 10 velocidades. Seu sistema de tração 4×4 tem transferência de torque sob demanda, com quatro opções de tração (2H, 4A, 4H e 4L) e bloqueio eletrônico de diferencial.

Mustang GT Premium é o atual líder da categoria no Brasil e será representado por três exemplares, sendo dois originais de fábrica e um preparado para as pistas com 1.000 cv de potência!

*O colaborador viajou a convite da Ford