Créditos: Ford/Divulgação

AMINTAS VIDAL,
de Tatuí (SP)*

Primeiro SUV da marca a receber a grife esportiva ST (Sport Technologies), desenvolvida pela divisão de carros de alto desempenho, a Ford Performance, o Edge ST inaugura essa sigla no Brasil e passa ser a única versão oferecida em nosso mercado. Ele chega com o preço de lançamento sugerido de R$ 299 mil.

Reestilizado na linha 2019, o Edge ganhou novos para-choques, faróis, lanternas, capô e tampa do porta-malas. Nas laterais, novos vincos e desenho das saias. Essa versão ST ainda se diferencia por ter as telas das grades em forma de colmeia e acabamento em preto brilhante, bases dos para-choques com desenho mais esportivo e as saídas dos escapamentos retangulares e maiores que das outras versões do modelo.

Internamente, os bancos esportivos revestidos em camurça e material que imita couro, assim como o volante, apresentam costura com linha na cor prata que diferencia a versão. A sigla ST marca presença na grade frontal, tampa do porta-malas, bancos e volante e, juntamente com a assinatura Ford Performance, aplicada sobre as soleiras das portas, finalizam as alterações desta versão esportiva.

Desempenho – Beleza à parte, o foco do Edge ST é o desempenho. Seu motor é o famoso V6 2.7 biturbo EcoBoost. Alimentado apenas por gasolina, ele desenvolve 335 cv as 5.000 rpm e tem torque de 534 Nm as 3.000 rpm.

Apesar de pesado (2.116 kg), o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima, eletronicamente limitada, de 209 km/h ou 130 milhas/h, padrão usado no Canadá, país de origem do modelo, e nos EUA, seu principal mercado.

A nova transmissão automática de 8 velocidades tem sistema adaptativo e realiza trocas em menos de meio segundo. Seu comando é por botão giratório localizado no console central e dispõe de aletas atrás do volante para trocas manuais.

A tração inteligente AWD é acionada quando necessário e, no restante do tempo, permanece desativada para reduzir o consumo de combustível.

Equipamentos – O Ford Edge ST vem equipado com rodas em liga leve de 21 polegadas e pneus 265/40, teto solar panorâmico, antena tipo “Shark”, engate para reboque e abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas sem o uso das mãos.

Créditos: Ford/Divulgação

Os bancos do motorista e do passageiro são refrigerados e aquecidos e contam com ajuste elétrico em 10 direções e memória, assim como também são elétricos os ajustes do volante e dos retrovisores externos.

O banco traseiro é bipartido, reclinável e também é aquecido. Os vidros do para-brisa e janelas dianteiras têm isolamento acústico e o modelo conta com um sistema eletrônico ativo de cancelamento de ruído que torna o interior mais silencioso.

O ar-condicionado é automático digital de duas zonas. O sistema de som é da marca holandesa Bang & Olufsen, composto por amplificador externo de 1.000 W e 12 alto-falantes de alta definição, incluindo subwoofer.

O modelo é equipado com a central multimídia SYNC 3, com tela capacitiva de 8 polegadas e comandos de voz para áudio, telefone, ar-condicionado e navegador com mapas do Brasil. É compatível com Apple CarPlay & Android Auto, incluindo espelhamento do Waze.

Seus equipamentos de segurança começam com 8 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelhos), controles de tração e estabilidade e se estendem a um completo pacote de assistentes à condução.

*o colaborador viajou a convite da Ford