Grupo Bimbo reduz pegada de carbono globalmente

16 de maio de 2019 às 0h02

São Paulo – O Grupo Bimbo anuncia uma diminuição de mais de 100 mil toneladas de CO2e em suas operações globais. Esta redução equivale a mais de 5 milhões de árvores plantadas, ao consumo de energia elétrica de mais de 130 mil lares médios em um ano, mais de 120 mil barris de petróleo ou 179 milhões de quilômetros não percorridos. Este resultado, publicado no Relatório Anual Integrado de 2018, foi possível por meio de diversas iniciativas e investimentos constantes em inovação e tecnologia.

“Para nós do Grupo Bimbo, um aspecto importante do nosso lema, Nutrimos um Mundo Melhor, é nosso compromisso com o planeta. Usar em nossas operações 100% da energia gerada por fontes renováveis é um passo muito importante para o propósito de construir uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana”, comentou o presidente e diretor-geral do Grupo Bimbo, Daniel Servitje.

Entre as principais iniciativas da companhia em matéria de energias renováveis está a incorporação de uma frota sustentável: 106 veículos que utilizam etanol, 430 veículos elétricos, 620 com gás propano e mais de 1.000 veículos que usam gás natural. Isto contribuiu para a diminuição de mais de 11.749 toneladas de emissões de CO2e.

Já no Brasil, com a troca da frota de carros leves para etanol, a companhia estima uma redução de 73% de emissões de CO2 em relação aos que usam gasolina, baseado no estudo da Embrapa Agrobiologia. Além disso, com a implementação de lavagem a seco dos veículos, a empresa gera uma economia de aproximadamente 2.1 milhões de litros de água por mês.

No México, por meio da implementação do Sistema de Autoabastecimento “Bimbo Solar”, a empresa integrou 71 sistemas de geração distribuída, que somam 25MW. Com isso, a companhia evita a emissão de mais de 21 mil toneladas de CO2e anualmente. Este número equivale a economia de mais de 2 bilhões de litros de água, mais de 31 milhões de quilômetros não percorridos, ou a plantar mais de 1 milhão de árvores por ano. Entre estes sistemas, no Centro de Distribuição Metropolitano, localizado na Cidade do México, será instalado o maior teto solar do México e o segundo na América Latina.

Por meio do Parque Eólico Piedra Larga, localizado no Estado de Oaxaca, no México, são abastecidos com energia elétrica renovável 90% dos centros de trabalho do País, que contabilizam 52 plantas, 131 centros de vendas, 2 centros de distribuição, 57 sucursais El Globo e os escritórios corporativos.

Ao todo, o parque tem capacidade de evitar a emissão de 180 mil toneladas de CO2e ao ano, o equivalente a capacidade de absorção anual de cerca de 9 milhões de árvores ou ao consumo anual de energia elétrica de uma zona metropolitana com 280.000 lares médios.

No terceiro trimestre de 2019, será iniciada a geração de energia no Parque Eólico de Santa Rita East, com o qual o Grupo Bimbo se tornará a primeira empresa de panificados 100% renovável nos Estados Unidos. Com esta iniciativa, será alcançada uma redução anual de 260 mil toneladas de CO2, que equivale a acender mais de 20 milhões de lâmpadas, a economia de mais de 31 bilhões de litros de água, mais de 12 milhões de árvores plantadas e mais de 403 milhões de quilômetros não percorridos.

Com estes esforços, em 2020, a empresa espera obter uma redução anual de 460 mil toneladas de CO2e, que contribuirá com o compromisso de utilizar, para 2025, 100% de energia elétrica de fontes renováveis em todas as suas operações. A diminuição da pegada de carbono é uma das quatro linhas de ação da estratégia de sustentabilidade ambiental do Grupo Bimbo, assim como a redução da pegada hídrica, manejo integral de resíduos e capital natural.

Todas estas iniciativas fazem parte do comprometimento da Bimbo para o desenvolvimento de seus colaboradores e das comunidades onde estão presentes, além de investir em tecnologia e inovação para reduzir seu impacto ambiental, cuidar dos recursos e do planeta para as gerações atuais e futuras.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail