Belo Horizonte atrai mais um empreendimento de grande porte

9 de janeiro de 2019 às 0h15

img
A escolha pelo modelo armazém busca um diferencial mercadológico frente aos concorrentes que também estão indo para a região - Foto: Divulgação

Recuperar os ares dos antigos armazéns mineiros, onde se encontrava de tudo um pouco, é a proposta do Armazém 356, empreendimento previsto para ser inaugurado em meados de 2020 na região do bairro Olhos D´Água, em Belo Horizonte. O projeto carrega o nome da rodovia que passa pela região – a BR-356 –, na saída para o Rio de Janeiro.

O espaço de 24 mil metros quadrados, antes ocupado por um motel, receberá investimento de R$ 120 milhões e reunirá pelo menos 200 lojas, com estacionamento de 500 vagas. Além disso, o armazém poderá acelerar a requalificação da área, que foi conhecida como a região dos motéis e vem passando por mudanças.

O Armazém 356 é idealizado e executado pelo Grupo EPO e projetado pela Bloc Arquitetura. “O projeto pode acelerar a mudança que vem ocorrendo na região, mas isso depende ainda do desempenho da economia”, diz o diretor de Novos Projetos do Grupo EPO, Guilherme Santos.

Segundo Santos, a inspiração do empreendimento vem dos mercados nos antigos caminhos de Minas, mas também de modelos europeus. O novo espaço terá dois eixos principais para garantir que tenha a cara dos armazéns mineiros e se diferencie dos shopping centers, que também concentram variedade de comércio e serviços em um único lugar.

Um dos eixos deles é a curadoria das lojas. O objetivo é abrir espaço para venda de produtos que tenham uma história e mostre diferenciais de qualidade. O leque é amplo, podendo incluir alimentação, decoração, roupas, artesanatos, além de serviços. “Não limitamos o leque de ocupação. São várias operações num lugar só”, resume Santos. O modelo prevê a junção de lazer, entretenimento e compras.

O segundo eixo é o arquitetônico, com projeto retrofit, ou seja, de recondicionamento da edificação antiga, prevendo espaços amplos, com áreas de convivência. O arquiteto e sócio-diretor da Bloc, Alexandre Nagazawa, explica que a escolha pelo modelo armazém busca um diferencial mercadológico frente aos concorrentes que também estão indo para a região. Um deles, o Mercado de Origem, do Grupo Uai, focado principalmente no comércio de orgânicos.

Nagazawa informa que o prédio do Armazém 356 era ocupado anteriormente pelo motel Capri, sendo o primeiro à direita na subida da BR-356. O edifício era todo fechado e murado e será todo requalificado. A estrutura do edifício ficará evidente, com corredores que se abrem para o ambiente externo. Para garantir o ar de armazém serão privilegiados materiais rústicos, com tijolo à vista, concreto aparente, ferragens à mostra.

Outro diferencial do Armazém 356 é que o espaço está localizado em área de influência da Serra do Curral. Em toda a região, há limitação de altimetria. A solução, segundo Nagazawa, foi tirar proveito da restrição e possibilitar a vista do entorno, que incluem a Serra do Curral e a Estação Ecológica do Cercadinho.

O projeto já foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O EPO ainda aguarda o alvará de construção, a ser concedido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A previsão é que as obras comecem em fevereiro e durem aproximadamente 18 meses.

Vetor Sul – O diretor de Novos Projetos do EPO, Guilherme Santos, reforça que o grupo vem investindo na região, apostando na expansão do Vetor Sul. Ele lembra que o EPO esteve à frente da construção de outros empreendimentos no bairro Olhos D´Água, como o Leroy Merlin e o BH Outlet.

A empresa vem investindo também em empreendimentos em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), principalmente na região do Vila da Serra e Vale do Sereno. Santos pontua que há ligação entre os projetos. “Quem mora nos empreendimentos que estamos edificando no Vale do Sereno, por exemplo, provavelmente vai frequentar o Armazém 356”, prevê.

O Grupo EPO também é o locador do imóvel onde está o Mercado da Boca, no Jardim Canadá, em Nova Lima, mas não tem qualquer outro tipo de vínculo com o projeto. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail