Grupo flexibiliza os horários de trabalho

4 de outubro de 2018 às 0h05

img
A partir da reforma trabalhista, Grupo Algar está sistematizando situações e regras para o conjunto de colaboradores - Divulgação

O Grupo Algar, sediado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com mais de 19 mil colaboradores (denominados associados), lançou sua política de flexibilização de jornada de trabalho – batizada “Talento Flex”. A ideia é, nos cargos em que a atividade permita, dar ao profissional a oportunidade de optar pelo cumprimento tradicional dos horários ou ter modelos flexíveis como home office, trabalho intermitente ou redução da jornada.

De acordo com a gerente de Talentos Humanos do Grupo Algar, Juliana Afonseca, todas as empresas que compõem o grupo – Algar Tech, Algar Telecom, Algar Agro, Algar Farming, Algar Segurança, Comtec e Grupo Rio Quente, que engloba Costa do Sauípe; além do Instituto Algar, UniAlgar – universidade corporativa e o CSC Algar – centro de soluções corporativas; e as três empresas aceleradas por meio da Algar Ventures, corporate venture capital: Alsol Energias Renováveis, NetSupport e Sensix – participam da iniciativa.

“Já tínhamos algumas experiências do tipo sempre acordadas entre associados e gestores imediatos. A partir da reforma trabalhista, o que fizemos agora foi sistematizar um conjunto de situações e regras para todo o grupo, instituindo uma política de flexibilização. Isso faz com que as pessoas se sintam seguras para optar por um modelo não tradicional”, explica Juliana Afonseca.

Leia também:

Instituto Brain espera superar metas

Qualidade de vida – Um dos pontos que favoreceu a construção da política é a própria natureza das atividades das diversas empresas. Boa parte delas trabalha por projetos, o que permite que os funcionários desenvolvam suas atividades de lugares diferentes e não apenas nas dependências das companhias. O principal objetivo é que com essas alternativas as pessoas ganhem em qualidade de vida, gerando, assim, mais engajamento e, consequentemente, mais resultados. A expectativa é que até 10 mil funcionários possam se beneficiar o Talento Flex.

“Não temos ainda um valor determinado para o aumento dos resultados, mas sabemos que ela virá. Todas as mais modernas teorias apontam que a melhoria na qualidade de vida aumenta a produtividade. Funcionários que conseguem organizar melhor a vida pessoal rendem mais”, pontua a gerente de Talentos Humanos do Grupo Algar.

O Talento Flex funciona por adesão. O associado precisa querer e requisitar a oportunidade, negociando o melhor modelo com a chefia imediata. Depois disso, tudo é colocado em contrato e, se o trabalhador não se adaptar, pode voltar ao modelo anterior. O contrato tem uma cláusula de reversibilidade.

“Quem entrar a partir de agora também vai poder optar por um modelo ou outro, mas em um segundo momento vamos entrar com uma ação de fomento dessas práticas. Ainda temos um longo trabalho de mudança de cultura dentro do grupo. É natural que no início as pessoas tenham certa resistência, receio, mas acreditamos que a flexibilidade é sempre um ganho na qualidade de vida”, completa a gestora.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail