Guerra pesa e FMI reduz projeções globais

10 de outubro de 2018 às 0h05

img
Disputa comercial entre EUA e China e crise de emergentes estão entre causas da revisão do FMI - CRÉDITO: ARQUIVO DC

Nusa Dua (Indonésia) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou suas previsões de crescimento econômico global para 2018 e 2019, afirmando que a guerra comercial está pesando e que os mercados emergentes enfrentam dificuldades com condições financeiras mais restritivas e fluxo de saída de capitais.

As novas projeções, divulgadas na ilha indonésia de Bali, onde as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial estão sendo realizadas, mostram que a onda de forte crescimento, alimentada em parte pelos cortes nos impostos dos Estados Unidos (EUA) e pela crescente demanda por importações, está começando a diminuir.

O FMI disse, em uma atualização do seu relatório “Perspectiva Econômica Mundial”, que agora prevê um crescimento global de 3,7% em 2018 e 2019, abaixo da previsão de julho, de avanço de 3,9% para os dois anos.

A redução reflete uma confluência de fatores, incluindo a introdução de tarifas de importação entre os Estados Unidos e a China, desempenhos mais fracos dos países da zona do euro, Japão e Reino Unido e crescentes taxas de juros que pressionam alguns mercados emergentes com saídas de capital, especialmente Argentina, Brasil, Turquia, África do Sul, Indonésia e México.

“O crescimento dos EUA vai diminuir quando partes de seu estímulo fiscal retrocederem”, disse o economista-chefe do FMI, Maurice Obstfeld, em comunicado. “Apesar da força da demanda presente, reduzimos nossa projeção de crescimento dos EUA em 2019 devido às tarifas recentemente adotadas sobre uma série de importações da China e à retaliação da China”.

Com a maior parte do impacto da guerra tarifária entre EUA e China a ser sentida no próximo ano, o FMI reduziu a previsão de crescimento dos EUA em 2019 a 2,5%, de 2,7% anteriormente, enquanto a estimativa para a China passou a 6,2%, de 6,4%. Para 2018, as projeções para os dois países permaneceram em 2,9% para os EUA e 6,6% para a China.
Obstfeld disse não estar preocupado com a capacidade do governo chinês de defender sua moeda contra mais enfraquecimento, mas afirmou, em entrevista à imprensa, que Pequim enfrentará um “exercício de equilíbrio” entre ações para sustentar o crescimento e garantir a estabilidade financeira.
Se a China e os EUA resolverem suas diferenças comerciais, “haverá uma alta significativa nas projeções”.
Europa – A estimativa de crescimento da zona do euro em 2018 foi reduzida a 2%, de 2,2% anteriormente, com a Alemanha particularmente afetada pela queda nas encomendas à indústria e nos volumes comerciais.

Obstfeld disse que o FMI não vê um recuo generalizado dos mercados emergentes, nem contágio para as economias emergentes com situação mais forte e que tenham evitado grandes fluxos de saída, como alguns na Ásia e alguns países exportadores de petróleo e metais.

“Mas não há como negar que a suscetibilidade a grandes choques globais aumentou”, disse Obstfeld. “Qualquer forte reversão para os mercados emergentes apresentará uma ameaça significativa para as economias avançadas”.

Brasil – O Brasil teve sua estimativa de crescimento em 2018 reduzida em 0,4 ponto percentual, a 1,4%, devido à greve dos caminhoneiros. O Irã, que enfrenta uma nova rodada de sanções dos EUA no próximo mês, também teve sua projeção reduzida.

Alguns países emergentes ricos em energia tiveram desempenho melhor devido aos preços mais altos do petróleo, com a Arábia Saudita e a Rússia recebendo revisões para cima em suas projeções. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail