Uma história de 55 anos de tradição, de inovação e de cuidados

8 de dezembro de 2023 às 0h04

img
Crédito: Freepik

“A todo instante, surgem novas técnicas, se requinta a semiótica, se multiplicam os processos cirúrgicos, se esmera a terapêutica, se descobrem os departamentos da especialidade, se introduzem novos conceitos e se alienam antigos métodos, se estabelecem novas conotações com especialidades afins que nos obrigam a desdobrarmo-nos e subespecializarmo-nos dentro da própria especialidade”.

Apesar de extremamente atual, esse pequeno trecho que escolhi para iniciar este registro não é deste tempo. Ele faz parte do discurso de inauguração do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, proferido pelo fundador Dr. Angelo Laborne Tavares, em dezembro de 1968, na mesma rua Santa Catarina onde até hoje nos encontramos.

É com alegria e responsabilidade que escrevo estas linhas para celebrar essa existência, 55 anos depois. Seguimos a trilha desenhada pelos fundadores e, hoje, na terceira geração, nós mesmos já deixamos nossas digitais na história da oftalmologia feita a partir de Minas Gerais: cuidados especializados e centrados na pessoa.

Enxergar as necessidades do outro foi o que levou um grupo de 25 jovens oculistas a fundar este projeto pioneiro para cuidar da saúde da visão de milhares de pessoas em Belo Horizonte. Hoje já somos mais de 240 membros no corpo clínico e mais de 300 colaboradores para atender pacientes em diversas especialidades e subespecialidades, grande parte deles do SUS, em parcerias com as prefeituras de BH e de outros municípios mineiros.

Neste dezembro, celebramos 55 anos de tradição, de olho no futuro dos cuidados com a visão. E só estamos aqui hoje enquanto instituição buscando inovação, estudando tendências e olhando para o futuro para prestar um cuidado cada vez mais centrado na pessoa. E, se para registrar a dimensão disso precisamos trazer resultados, o fazemos com muito orgulho.

Somente em 2023, superamos 210.000 exames, 140.000 consultas, 30.000 cirurgias e 75.000 atendimentos de urgência, somando-se mais de 450.000 procedimentos procedimentos até novembro deste ano.

Indo além dos números, desenvolvemos vários projetos, como mutirões de catarata e também de atendimento pediátrico, doações de óculos para crianças, enfrentamento ao diabetes e outras ações sociais de prevenção e conscientização da população, com tratamentos que ampliam os cuidados com a visão para todos.

É um percurso que alinha tradição e modernidade, com formação continuada para especialistas, por meio de programas consistentes de fellowship e de residência médica e atualização constante em busca do que há de mais inovador. Nossa infraestrutura segue sendo diferencial, num hospital oftalmológico completo, que nunca para.

Isso porque, com a modernidade e o estilo de vida dela decorrente, as doenças que levam à cegueira e à baixa visão exigem ainda mais atenção. São questões de saúde pública, o que requer um cuidado ainda maior, por isso a importância de também atuar lado a lado com o SUS.

Por fim, peço licença para resgatar novamente outro pequeno trecho do discurso de inauguração, que segue sendo norteador e extremamente atual. “Não temos dúvida que informados por este ideal de fazermos uma medicina moderna de alto padrão técnico e contando com o eficiente corpo especializado, bem assim de instalações adequadas e instrumentos completos, estamos tranquilamente em condições de exercitarmos uma oftalmologia à altura de nossas tradições e do nosso alto conceito dentro e fora de Minas”.

*Médico oftalmologista, gestor em saúde e presidente do Conselho de Administração da Rede Oftalmo, instituição mantenedora do Centro Oftalmológico de Minas Gerais.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail