Crédito: Ângulos Fotografia

O sucesso da HmmmBurguer, inaugurada em outubro do ano passado, na Savassi (região Centro-Sul), já rende a abertura de uma segunda unidade, dessa vez no Buritis, na mesma região. O que pode parecer precipitação faz parte de um plano de negócios desenhado por um ano e meio. A expectativa é de que a terceira unidade também ganhe corpo até o fim do ano na região da Pampulha.

O diferencial da casa é vender uma única opção de hambúrguer feita de maneira artesanal por R$19,90. E o cliente escolhe entre as variedades de molho. De acordo com o idealizador e um dos sócios da HmmmBurguer, Tércio Maia, o hmmmburguer é inspirado na gastronomia mineira e conta com 150 gramas de carne selecionada e temperada com 11 especiarias, 50 gramas com queijo da região da Serra da Canastra, bacon, cebola roxa e tomate verde em um pão de batata de fermentação natural polvilhado com fubá.

O cliente pode escolher entre os três molhos que a casa oferece: Molho de Churrasco, uai! (tradicional barbecue incrementado com cachaça e rapadura); Aquele trem de picles! (à base de maionese e creme de leite, com picles e pimenta Cambuci); Biquinho doce dimais sô… (estilo catchup feito de pimenta biquinho).

“Para garantir um produto especial por esse preço é preciso esforço e organização. Não basta pedir, é preciso escolher, negociar preços. Meu sócio viaja semanalmente para fazer esse trabalho. Acreditamos em um modelo de negócios que alia qualidade, bom preço e por isso precisamos ter uma expansão consistente e um modelo muito enxuto. Nosso planejamento é de cinco anos para crescer pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”, explica Maia.

O investimento para a abertura da unidade Buritis girou em torno de R$ 100 mil. Para baratear os custos, a hamburgueria não trabalha com garçons. O estoque e a equipe pequenos para administrar também é uma vantagem. Outra estratégia é não fazer questão do ponto mais central ou mais badalado da região escolhida. Cada loja conta com dois colaboradores.

“Quando eu tinha um outro tipo de hamburgueria, com uma variedade enorme de produtos e de insumos pra controlar e, no fim, 80% das vendas era de um produto, apenas. Não justificava todo aquele esforço. Já temos convites para ir para outros estados, mas vamos fazer a expansão dentro do nosso planejamento, com os pés no chão”, pontua o empresário.

Mas para exercitar a criatividade, o chef de cozinha cria, mensalmente, uma nova versão inspirada na gastronomia mineira. Em maio o Norte de Minas deu o tom com carne de sol e molho cremoso de abóbora. Em junho será a vez do Triângulo.